Está pronto ou estar pronto?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

A forma correta de escrita é não está. Não está aqui. Não está longe. Não está pronto.

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Significado de Estar
Permanecer, durante um tempo, em determinado momento ou lugar: estamos em greve; o presidente nunca esteve em Madrid. Fazer-se presente; comparecer: o professor não esteve na escola. Ser incapaz de se movimentar; ficar: esteja na sala até o professor entrar.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

2 passar, sentir, experimentar, vivenciar, sofrer, padecer. Exemplo: Esse menino parece estar cheio de fome. Pertencer, fazendo parte: 4 pertencer, caber, concernir, participar.

A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar".

* Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se.

Tá bem = está bem. Tá bom = está bom. para explicar, teremos que fazer uso de um pouco de gramática: usa se "bem" quando se referir, por exemplo, ao verbo. o menino está bem ou a criança está bem. usa se " bom" quando se referir, por exemplo, ao nome ou substantivo. o menino está bom ou a criança está boa.

Para não errar mais, existe um macete que ajuda a saber exatamente qual dos dois modos empregar. Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Estar presente é ter consciência do seu entorno, dos valores que estão em jogo, e de seu poder de decisão em determinado momento. Em outras palavras, estar presente é viver no aqui e agora, é estar consciente da realidade, do aqui e agora, incluindo as ameaças e as oportunidades que você enfrentará.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Abaixo, você confere alguns exemplos da aplicação do termo estão:

  • Estou preocupado, será que eles estão bem sozinhos no escuro?
  • Corra, nossos pais estão esperando você chegar para começar!
  • Eles estão muito cansados, precisam de férias.

Como acontece com todos os verbos no futuro, a terceira pessoa do plural é escrita com “ão”: eles estarão.

O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.

  1. - está (tu) esteja (ele/ela) estejamos (nós) estai (vós) estejam (eles/elas)
  2. - não estejas (tu) não esteja (ele/ela) não estejamos (nós) não estejais (vós) não estejam (eles/elas)
  3. para estar (eu) para estares (tu) para estar (ele/ela) para estarmos (nós) para estardes (vós) para estarem (eles/elas)

interjeição. Origem etimológica:forma do verbo estar.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.