Está explícito ou implícito?

Perguntado por: rcamacho3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

As palavras implícito e explícito existem no português e estão corretas. Apresentam, contudo, significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. Implícito se refere principalmente a uma informação que está subentendida. Explícito indica uma informação expressa de forma clara e compreensível.

Informação implícita: É a informação subentendida (não esta escrito no texto) que dependerá das características e conhecimento prévio da situação pelas pessoas envolvidas.

Que está subentendido: 1 contido, subentendido, escondido, velado, incluído, inexplícito, latente, obscuro, subjacente, tácito.

Direitos fundamentais implícitos, como o próprio termo já induz, são direitos que não estão expressos, explícitos, positivados, escritos ou enumerados no texto constitucional, mas que, por apresentar fundamentalidade material e derivar do regime e dos princípios basilares da ordem constitucional pátria, são, também, ...

As informações implícitas no texto são aquelas que não estão presentes claramente na base textual, mas podem ser construídas pelo leitor por meio da realização de inferências que as marcas do texto permitem.

O adjectivo implícito significa «contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito»; explícito, por sua vez, quer dizer «que é claro, explicado sem ambiguidade»; e falso é «contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento».

A linguagem explícita significa que o falante utiliza palavras simples, claras e diretas, evitando assim que o interlocutor possa interpretar mal a mensagem.

Explícito é o que vemos claramente, sem questionamento. A Eleonora é assim, tem tais características físicas, se veste de tal maneira, usa tais acessórios, olha para a câmera (deixa claro que é consciente do ato de ser fotografada).

O contrário de explícito é: Contrário de claro e evidente: 1 implícito, subentendido, inexplícito, latente, subjacente, tácito, velado, encoberto, escondido, oculto.

A detecção de conteúdo explícito detecta conteúdo adulto em vídeos. O conteúdo adulto geralmente é impróprio para menores de 18 anos e inclui, mas não está limitado a,: nudez, atividade sexual e pornografia. Esse tipo de conteúdo também será identificado se for detectado em desenhos ou animações.

Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.

Já a intertextualidade explícita é aquela que se expressa diretamente na superfície textual, ou seja, apresenta semelhanças ou cópia de trechos do texto original. Nesse processo, mesmo que o autor não conheça o primeiro texto, ele identificará, ao menos, que existe uma referência a outra produção.

Na letra da canção há uma referência a um famoso provérbio latino: si uis pacem, para bellum, cuja tradução é Se queres paz, te prepara para a guerra, exemplificando, assim, aquilo que chamamos de intertextualidade implícita, pois não foi feita a citação do texto-fonte.

Mantido em segredo: 2 escondido, encoberto, secreto, oculto, ignorado, recôndito, esconso, escuso. Sem som ou ruído: 3 silencioso, calado, mudo, quieto, calmo, sossegado, tranquilo, silenciado, silente.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou verifica, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa: Em quanto tempo? Em quantos dias?

Significado de Polêmica
substantivo feminino Discussão em torno de um assunto que traz muitas opiniões divergentes; controvérsia. [Figurado] Ação de debater pontos de vista, ideias, opiniões; debate. Etimologia (origem da palavra polêmica).

São exemplos de princípios implícitos na Constituição Federal: princípio da proporcionalidade e razoabilidade, princípio da supremacia do interesse público sobre o particular e da indispo- nibilidade, princípio do contraditório e ampla defesa, princípio da segurança jurídica (ou da proteção à confiança), princípio da ...

37, caput, da Constituição Federal, chamados de princípios explícitos ou basiladores da Page 5 Administração Pública, os quais são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Os Princípios Administrativos expressos, assim chamados pela menção que a constituição de 1988 faz em seu artigo 37, caput, que são legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, este último incluso pela redação dada pela Emenda Constitucional nº 19 de 1998; tais princípios são os alicerces ...