Está escrito que Jesus aboliu a lei?

Perguntado por: lperes9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.

Jesus coloca em questão a aplicação da lei por parte de muitos dos seus contemporâ- neos, e coloca em causa alguns preceitos que foram com o tempo transfor- mados em lei de Moisés, quando inicialmente não o eram. Como bom judeu, Jesus nunca nega a lei de Deus. Antes, interpreta e busca as motiva- ções da mesma.

Mat 22:38 Este é o grande e primeiro mandamento. Mat 22:39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mat 22:40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Rom 13:10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Numa ocasião Cristo disse que não veio revogar o Velho Testamento (Mateus 5.17). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Já em outra afirmou o oposto, dizendo que o Velho Testamento durou até João Batista (Mateus 11.13; Lucas 16.16).

Cumprir a lei significa... Cumprir a lei. Doa a quem doer. Beneficie a quem beneficiar.

31 Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas?

A fé, o arrependimento, o batismo na água e a remissão dos pecados faziam parte da lei, bem como os Dez Mandamentos e muitos outros mandamentos de elevado valor ético e moral.

Introdução ao jusnaturalismo teológico: lei moral, lei cerimonial e lei civil ou judicial.

A Bíblia diz em Mateus 5:17-18: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.” A lei de Deus oferece direção na vida, não justificação.

O fim da lei é Cristo para a justiça de todo o que crê. Esta é a finalidade da Lei: apontar para a nossa necessidade da vida que está somente em Cristo. Vida esta que é conseguida apenas por graça e mediante a fé, e não pelas obras da Lei.

Romanos 7. A lei de Moisés se cumpre em Cristo — Paulo se deleita na lei de Deus segundo o homem interior. 1 Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a alei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.