Está escrito em Jeremias 33 3?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

3 Clama a mim, e responder-te-ei, e aanunciar-te-ei coisas grandes e inacessíveis que não sabes.

Gritar; bradar; exclamar. 2. Implorar.

O clamor é insistir, clamar é acreditar nas promessas maravilhosas que Deus fez, clamar é orar sem controlar o tempo, clamar é entrar em profundidade. Rezar, orar é clamar, esses são os três estágios da oração.

No início da promessa, Ele institui o profeta: “clama a mim”. Este verso concorda com todo o contexto bíblico, que afirma que nosso futuro somente está garantido, por causa do amor e da providência do Senhor. Em outras palavras, nossa parte não é a de manter comunhão com o Senhor do futuro.

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?

anunciar-te-ei cousas grandes e. firmes, que não sabes.” Jeremias 33:3.

Em Jeremias 3, o Senhor Deus compara a idolatria a prostituição e adultério. Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul) trocaram o puro amor de Deus pelo engano dos ídolos. Embora o Senhor esteja muito triste com a atitude de Seu povo, Ele os convida ao arrependimento.

[Figurado] Indicar com antecedência.

Jeremias 33:6 - Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade. Juntamente com o anúncio de castigo, por causa da desobediência renitente do Seu povo, o Senhor acrescenta a promessa de restauração para aqueles que experimentarem arrependimento.

2º O poder do clamor na persistência
A perseverança em meio ao clamor é habilidade de permanecer na prática, manter na constância, manter naquilo que acredita. Às vezes, as pessoas em sua volta e as circunstâncias querem te neutralizar e parar, mas não cesse em clamar.

Clamar é suplicar, implorar, manifestar necessidade de algo, bradar, gritar, falar em voz alta. Podemos falar com Deus, sem que seja necessário clamar, mas é impossível clamar sem que haja oração. Há alturas em que o sufoco precisa de ser expresso diante do nosso Deus.

A mensagem de Deus para você, hoje, está na passagem de Salmos 34, 6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas.

Orar é permitir a Deus fazer algo. Isso mesmo, Deus não faz nada sem a sua permissão, Deus tem um princípio que é a base do seu governo: O LIVRE ARBÍTRIO. ORAR é permitir que Deus haja na sua vida e na vida daqueles por quem você ora.

1 – chamar, seja para trazer à existência (Gên 1.5), seja para dar nomes (Gên 2.23), seja para convocar a presença (Gên 20.9); 2 – proclamar , anunciar(Êx 33.19; 34.5; Lev 23.2); 3 – convidar (Êx 34.15); 4 – clamar (Lev 13.45);

A ideia é que o povo de Deus não aprende as coisas ocultas de Deus ao “arrombar os portões” com suas próprias forças, mas sim buscando o Senhor por meio da oração de fé. Pelo fato de Jeremias ter pedido ao Senhor que o ensinasse, Deus mostrou-lhe “coisas ocultas” referentes ao futuro de seu povo.

Se o meu povo se humilhar e orar
Um povo que se humilha tem noção da sua fragilidade e reconhece a soberania de Deus. Não adianta ter recursos, ter um grande exército e deter toda tecnologia: um povo - ou um líder - que não reconhece o poder Deus está sujeito a queda.

Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.".

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que, se o povo de Judá se rendesse à Babilônia, ele não seria destruído. Antes disso, as profecias de Jeremias a respeito do cativeiro do reino de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim, que as rasgou e queimou.