Está em licença ou está de licença?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Por via das dúvidas, utilize sempre a expressão “em” nos e-mails e documentos escritos.

Na locução de férias, o verbo estar é usado com a preposição de para transmitir uma situação ou estado. Também é considerado correto o uso da preposição de com os verbos entrar e sair: Estou de férias desde ontem. Entrei de férias ontem.

1) Quando a preposição “em” aparece antes do gerúndio, expressa circunstâncias de tempo, condição ou hipótese: Em amanhecendo, iremos para casa. 2) Para expressar tempo, a preposição “em” faz concorrência com “dentre” e “daqui”: Em cinco minutos, você será atendido.

Qual a diferença, de sentido, entre as frases «falar em» e «falar de»? Significam a mesma coisa? Falar em e falar de significam o mesmo: falar de / em alguma pessoa ou coisa. Em certas situações, porém, falar de pode significar menosprezar, desdenhar.

As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Independentemente da duração do prazo – curto, médio, longo – recomendam vários gramáticos que se utilize “em”. Por quê? Pela impossibilidade do emprego da preposição “a” a respostas de perguntas como “Em que prazo a reforma terminará?”, “em que prazo será entregue o carro?”.

Conforme destacado no artigo 134 da CLT, que diz: “Art. 134 – As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito”. Entretanto, vale ressaltar que o empregador não precisa conceder os 30 dias de férias de uma vez.

Férias são um período de descanso remunerado concedido ao funcionário após o exercício de atividades por um ano, ou seja, 12 meses. Durante esse descanso, o trabalhador pode se ausentar do exercício de suas atividades sem prejuízo de salário.

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Preposições essenciais são palavras que funcionam apenas como preposição. Exemplos: a, em, de, até, com, após, ante, contra, desde, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

O verbo ir com sentido de movimento rege a preposição "a" ou "para" que reforçam a idéia de deslocamento. Já o verbo ser com sentido de acontecer, ocorrer exige a preposição "em", expressando o momento em que ocorreu a ação.

Tanto é correcto dizermos "na nossa vida", como " em nossa vida". Empreguei "em nossa vida" propositadamente para evitar o encontro desagradável ao ouvido dos dois nn (nanó: na nossa vida).

Letra D – Esta - tem a função de pronome demonstrativo e acompanha o substantivo fonte; estas – pronome demonstrativo que acompanha o substantivo páginas, concordando com ele em gênero e número; e Está – verbo estar concordando com o sujeito simples “a humanidade”.

Sinônimo de: encontra-se, acha-se, localiza-se, situa-se, apresenta-se, existe, fica, anda, permanece, mantém-se, passa, sente, experimenta, vivencia, sofre, ...