Esta é um verbo?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A palavra está é a forma conjugada do verbo estar, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como em ele está.

O verbo estar é um verbo irregular. É verdade que o radical se mantém em todos os modos, tempos, pessoas e números, mas também é verdade que as suas desinências (as suas terminações) não são iguais às de um verbo regular como amar, comer ou sair.

As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação)

O pronome esta indica que a casa está perto da pessoa que fala. "Compro essa casa em sua cidade (aí)". O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

São exemplos de VL: ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer.

A palavra está é a forma conjugada do verbo estar, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como em ele está. Pode, também, ser a forma conjugada na segunda pessoa do singular do imperativo, como em está tu.

Estiver é uma forma conjugada do verbo estar. O futuro do subjuntivo se refere a um fato que poderá ocorrer no futuro. Pode ser utilizado também para indicar o desejo de que algo aconteça ou a possibilidade de que algo aconteça.

Resposta verificada por especialistas. Não, a palavra "não" é um advérbio de negação. O advérbio é uma classe de palavras que possui como objetivo modificar um substantivo, adjetivo, verbo ou até mesmo outro advérbio dando a esta palavra uma circunstância específica, que pode ser de tempo, modo, lugar etc.

A palavra esta, sem acento algum, é classificada como pronome demonstrativo feminino. Um pronome serve para acompanhar ou substituir substantivos em uma frase, a fim de gerar coesão. No caso dos demonstrativos, situam a pessoa ou a coisa designada no espaço ou no tempo.

Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais. São eles: este, esta, estes, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo.

Esta é usado quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala. Essa é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala.

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos.
...
Verbos significativos ou de ação

  • pensar;
  • dividir;
  • lutar;
  • almoçar;
  • nascer;
  • acreditar.

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Estava vem do verbo estar. O mesmo que: existia, permanecia, ficava, supunha, havia, habitava, residia, condizia, custava.

Estou vem do verbo estar. O mesmo que: existo, permaneço, fico, suponho, hei, habito, resido, condigo, custo.

Advérbio de modo
Estava andando depressa por causa da chuva.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.