Está chegando ou estar chegando?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Macete para escrever corretamente “está” e “estar”
Para não errar mais, existe um macete que ajuda a saber exatamente qual dos dois modos empregar. Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.

Como não podia deixar de ser, é o caso do português, cujas regras formais ainda estão presas ao modo de Portugal. Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!

Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Letra D – Esta - tem a função de pronome demonstrativo e acompanha o substantivo fonte; estas – pronome demonstrativo que acompanha o substantivo páginas, concordando com ele em gênero e número; e Está – verbo estar concordando com o sujeito simples “a humanidade”.

Significado de Estar
Permanecer, durante um tempo, em determinado momento ou lugar: estamos em greve; o presidente nunca esteve em Madrid. Fazer-se presente; comparecer: o professor não esteve na escola. Ser incapaz de se movimentar; ficar: esteja na sala até o professor entrar.

2ª)Está OU estar? ESTÁ é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo: “Ele ESTÁ confiante”; “O advogado já ESTÁ no escritório”. ESTAR é o infinitivo: “Ele deve ESTAR confiante”; “O advogado só vai ESTAR no escritório amanhã”.

A forma correta de escrita é não está. Não está aqui. Não está longe. Não está pronto.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Abaixo, você confere alguns exemplos da aplicação do termo estão:

  • Estou preocupado, será que eles estão bem sozinhos no escuro?
  • Corra, nossos pais estão esperando você chegar para começar!
  • Eles estão muito cansados, precisam de férias.

O verbo chegar é intransitivo, não necessitando de complementos verbais, com os seguintes sentidos: Quando indica a ação completa de ir a algum lugar. Ele ainda não chegou. Você chegou cedo hoje!

No caso do verbo chegar, não há dúvida quanto à presença da preposição "a", pois quem chega sempre chega "a" algum lugar.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

Porvir é um substantivo masculino que significa futuro, o que ainda está por vir ou acontecer. Alguns sinônimos de porvir podem ser futuro e posteridade.

A palavra “vir” corresponde ao verbo “ver” conjugado na 3ª pessoa do singular no futuro do modo subjuntivo.