Está à sua disposição tem crase?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase:

  1. Fico à disposição para qualquer esclarecimento.
  2. Estou à disposição para mais informações.
  3. Coloco-me à disposição para o que for necessário.

Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento, caso necessário.

Disposição: significado
No caso dessa locução, estar à disposição significa colocar-se a serviço de alguém, estar de prontidão para ajudar.

Quando usar está? A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.

Exemplos:

  • Estou à disposição para te ajudar na mudança.
  • Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.
  • Em horário comercial, ela fica à disposição.

À disposição: como usar? Já o termo “à disposição” é uma locução verbal usada para indicar quando alguém está disponível para ajudar ou auxiliar algo e/ou alguém. Neste caso, a crase é a fusão entre a preposição “a” e o artigo “a”.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Pronto para auxiliar ou ser útil: 1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.

Significado de Quaisquer
pronome Usado para nomear ou designar algo ou alguém sem especificação, geralmente nos casos em que não se pretende determinar as coisas e/ou pessoas em questão: quaisquer donativos serão aceitos. Etimologia (origem da palavra quaisquer). Plural de qualquer.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas. A diferença é PRESENTE (= que se façam) ou FUTURO (= que se fizerem).

Pôr-se (em algum lugar).

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.