Está a muito tempo ou está há muito tempo?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.
Quando se usa o há ou a?
Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.
Faz muito tempo a muito tempo?
Aí todos falam corretamente: “FAZ dez anos”; “FAZ muito tempo”. É importante lembrar também que, caso a ideia seja de “tempo futuro” ou de “distância”, devemos usar a preposição “a”: “Só nos veremos daqui a dois dias”; “Estamos a dez quilômetros do vilarejo”.
Estou há pouco tempo ou a pouco tempo?
“Ela chegou da Itália há pouco tempo” (= faz pouco tempo). governador.” Em ambos os casos, note que existe a ideia de tempo transcorrido. Empregamos “a pouco” (com a preposição “A”) quando a ideia é de tempo futuro ou de distância a ser percorrida.
Estou a 20 anos ou estou há 20 anos?
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
Estou há horas ou a horas?
Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.
Como substituir há?
Sinônimo de há
- Tem existência: 1 tem, existe, resta.
- Faz um determinado período de tempo: 2 faz, completa-se, perfaz.
- Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se.
- Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.
- Entende-se com alguém:
Como se escreve há dois anos?
As duas opções corretas são: "dois anos atrás" ou "há dois anos".
Quando usar a crase no a?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Qual é o correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.
Qual o correto em tempo ou a tempo?
a tempo: «no momento oportuno; ex.: "viajou a tempo"»; «dentro do prazo; ex.: "apresentou os documentos a tempo"». em tempo: «expondo-se a; correndo o perigo de; ex.: "atravessou com o sinal fechado, em tempo de ser atropelado"».
Como se escreve há uns dias atrás?
O fato é que “Há dias atrás”, “Há tempos atrás” e demais expressões que compreendem “Há… atrás” apontam uma REDUNDÂNCIA. Ora, temos que HÁ (verbo haver) é utilizado quando nos referimos a tempo já transcorrido (veja mais sobre isso). Logo, juntar HÁ com ATRÁS é repetir, desnecessariamente, a ideia de passado.
Estava havia ou estava há?
O princípio é o seguinte: devemos usar “HAVIA” em vez de “HÁ”, quando o verbo que acompanha está no pretérito imperfeito (=estava, fazia, era) ou no pretérito mais-que-perfeito (=estivera, fizera, soubera, tinha estado, havia feito).
Como falamos há pouco?
“Há pouco”, escrito com a letra H e acento no A, é usado para indicar tempo passado, sendo que, nesses casos, pode ser substituído por “faz pouco”. É usado para indicar haver pouco tempo desde que algo ocorreu.
Como se escreve daqui a pouco ou daqui há pouco?
Pois bem, ao analisarmos a expressão “daqui a pouco”, obviamente que a primeira noção que nos vem à mente é que algo ainda está para acontecer, ou seja, denota um tempo futuro, e não passado. Portanto, o correto é dizermos: daqui a pouco, pois o “a”, neste caso, nos remete tal ideia, expressa por um tempo vindouro.
E faz ou fazem?
Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".
Estou a 11 anos ou estou há 11 anos?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.
Estou a 30 minutos ou há 30 minutos?
Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).
Estou a 10 anos ou estou há 10 anos?
A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.