Em que temperatura Morre a salmonella?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

55ºC

As salmonelas são anaeróbias facultativas. A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.

Observou-se que o tempo mínimo necessário para eliminar a contaminação com o procedimento de cozimento é de 5 minutos após a fervura da água e que o cozimento no forno microondas eliminou a contaminação bacteriana.

Para inativação desse microrganismo, todas as partes do alimento tratado termicamente devem atingir temperatura mínima de 70°C, conforme legislação vigente (BRASIL, 2004).

É preciso descartar os ovos rachados e lavar os que serão consumidos. Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C.

Sendo a salmonella uma bactéria termossensível, o frango deve ser cozido em temperatura ideal e por tempo suficiente.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

nos ovos entre 20 a 60%, de acordo com Wilson (2017).

Além disso, Salmonella é muito difícil de ser eliminada quando está presente em pós secos. Dependendo do caso, talvez seja necessário que o produto seja aquecido a temperaturas acima de 150°C durante pelo menos 30 minutos para obter uma redução de 6 log caso haja Salmonella presente no produto.

A translocação da SE da casca para a gema foi detectada 24 horas após a contaminação dos ovos refrigerados e em 48 horas nos ovos mantidos em temperatura ambiente.

Além disso, quem consome ovo frito com a gema mole corre o risco de contrair a febre tifóide, uma condição causada pela bactéria Salmonella entérica, que permanece viva no alimento. A doença causa uma série de sintomas, entre eles: dores de cabeça, diminuição do ritmo cardíaco, tosse seca e diarréia.

A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Para eliminar o risco, os ovos devem ser bem fritos de ambos os lados ou cozidos por, no mínimo, sete minutos em água fervente.

A detecção da Salmonella ocorre a partir do isolamento do agente nas fezes ou vômito ou ainda em amostras dos alimentos suspeitos consumidos. As fezes devem ser coletadas durante a fase aguda, antes do tratamento com antibióticos.

A Salmonella pode estar presente em alimentos mal higienizados, crus ou mal cozidos. Produtos agrícolas não processados como hortaliças, frutas, carnes cruas, leite e ovo são veículos frequentes das Salmonella. Podem estar presentes também no solo e na água contaminados com fezes.

O perigo da salmonela também ronda musses, molhos, maioneses e outros alimentos que levam ovo cru. Por isso, as autoridades sanitárias recomendam o uso de ovos pasteurizados, desidratados ou mesmo cozidos nessas receitas.

Muitas pessoas gostam de comer ovo frito com a gema amolecida. Porém, Cibele Paiva alerta que isso é um risco para a saúde. Por isso, é necessário que o ovo esteja bem preparado: “Tanto no ovo frito e no ovo cozido, a gema tem que estar endurecida.

O que é a salmonela
Esse microrganismo é bastante comum nas aves, em especial no frango, mas também está presente em outros bichos, como a vaca, o porco e até mesmo animais domésticos mais comuns — por exemplo o cão e o gato. A salmonela se prolifera rapidamente e pode colocar uma produção inteira em risco.