Em que tem acento?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Porém, o “que”, sem acento, é um pronome, advérbio ou conjunção. Já o “quê”, acentuado, é um substantivo e tem o mesmo sentido de “alguma coisa”. No final de frase (portanto, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação), o “que” deve ser acentuado, pois se transforma em monossílabo tônico: “quê”.

Como interjeição, “quê” indica espanto, surpresa, admiração, raiva etc., e vem sempre seguido de ponto exclamativo. Veja os exemplos: Quê! Não acredito que disseram isso.

Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Sinônimo de em que

  • no qual, na qual, nos quais, nas quais. Exemplo: O envelope em que eu guardei o dinheiro desapareceu. ...
  • onde. Exemplo: O país em que eu nasci é o país mais bonito do mundo. ...
  • quando. Exemplo: Isso foi no tempo em que ainda havia respeito na sociedade.
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

Final da frase
Quando o quê for a última palavra da frase, o acento deve ser utilizado. Se não for antecedido de preposição, deve ser acompanhado de o. Exemplos: - Ele me pediu dinheiro emprestado, mas não disse pra quê.

Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa.

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

Graficamente representado por um "chapeuzinho", o acento circunflexo [^] é colocado sobre as vogais a, e, o, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada, como em: ambulância, mês e ônibus. É mais usado no português brasileiro do que o português europeu.

Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

Ou seja, se a expressão pode ser seguida das palavras “motivo” ou “razão”, ela deve ser escrita com os termos separados (por que). E se está antes da vírgula, de dois-pontos ou do ponto-final, deve levar o acento circunflexo (por quê).

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou verifica, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa: Em quanto tempo? Em quantos dias?

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .