Em que situação foi escrito o Salmo 91?

Perguntado por: omello5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Contexto e temas. O Midrash declara que o Salmo 91 foi composto por Moisés no dia em que completou a construção do Tabernáculo no deserto. Os versos descrevem a própria experiência de Moisés ao entrar no Tabernáculo e ser envolvido pela nuvem divina.

1 Aquele que habita no aesconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele aconfiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Na Bíblia, “peste perniciosa” significa basicamente doenças perigosas com potencial de se tornarem verdadeiras pragas e epidemias. Por isso alguns estudiosos interpretam a peste perniciosa como sendo uma referência a alguma doença infectocontagiosa.

O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”.

O verso: “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” (v. 3), é uma promessa que Deus deixou registrada nas Escrituras para o Cristo, porque, quando na carne, Jesus enfrentaria a oposição de homens ímpios (passarinheiros) que tentariam desviá-Lo de cumprir a vontade de Deus (laços).

Assim como a nossa sombra em dia de sol não pode nos deixar, assim também é o Senhor ao nosso lado. O texto fica ainda mais rico quando lemos “a tua sombra à tua direita”, pois estando à nossa direita, afirmamos que é Ele quem resolve, dirige e domina a nossa vida.

Salmos 91 Ouvir
Pois ele me livrará do laço do passarinheiro, E da peste perniciosa. Cobrir-te-á de suas penas, E sob as suas asas encontrarás refúgio: Pavês e escudo é a sua verdade. Não te assustarás do terror noturno, Nem da seta que voa de dia.

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã e está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Salmo 91:6 - “Mortandade que assola ao meio dia”. O diabo tem um espírito que trabalha no meio, para desanimar, desmotivar, parar os projetos e sonhos das pessoas.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

Significado de Broquel
substantivo masculino Escudo pequeno, circular, feito em madeira e guarnecido com ferro ou aço. [Por Extensão] Designação genérica de escudo. [Figurado] O que se usa para proteger, salvaguardar; defesa.

A verdade como escudo e broquel
Lutas vão ser travadas e ataques fortes virão e precisamos de defesa. O salmo põe a verdade como escudo e broquel. Este tipo de escudo estava preso ao braço do soldado e era facilmente erguido durante ataques para protege-los de flechas, espadas e lanças.

Quando enfrentamos batalhas difíceis ou quando a vida nos sobrecarrega, nunca precisamos fugir com medo, porque está escrito: “O Senhor é meu o pastor” e “não [temerei] mal algum” (Salmos 23:1, 4).

Versículo 7
É reconfortante pensar que habitando no esconderijo do Altíssimo não seremos atingidos por nada que possa vir para assolar a nossa vida. Muitos interpretam este trecho de uma maneira errônea: como se os crentes em Cristo jamais pudessem passar por quaisquer dificuldades e perseguições.

No Salmo 91:13 está escrito: “Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente”. Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.

1. O que vende, cria ou caça pássaros. 2. [Brasil] Cavalo espantadiço.