Em que sentido a legislação evoluiu desde a lei de talião?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Com o passar do tempo a própria Lei de Talião evoluiu, surgindo a possibilidade do agressor satisfazer a ofensa mediante indenização em moeda ou espécie (gado, vestes e etc). Era a chamada Composição (compositio).

Na contemporaneidade, essa lei não pode ser validada uma vez que a vingança não faz-se presente na Constituição Federal nem no direito penal. Assim, os crimes são punidos e julgados de acordo com a lei que vigora na nação, por meio do que o conjunto de leis defende.

A lei de talião (em latim: lex talionis; lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação.

A lei de talião é atribuída, originalmente, ao código babilônico de Hamurabi (datado de 1770-1750 a.C.). Foi utilizada por outros povos, como os hebreus que a inseriram no Êxodo, Levítico e Deuteronômio, livros do Antigo Testamento.

1 - Atualmente, nenhum país utiliza a lei de talião.

Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10/7) a Lei nº 12.683/12, que altera a Lei nº 9.613/98, que dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores, tornando a lei mais rigorosa.

A Lei 13.491/2017 trouxe modificações no Código Penal Militar (CPM) e redefiniu alguns crimes militares, ampliou a competência da Justiça Militar dos Estados e da União para julgar civis por crimes militares, baseado no artigo 9º, inciso III, do CPM.

9.714/98, o legislador ampliou o alcance dos substitutivos penais para alcançar sanções até 4 anos, desde que o crime doloso não tenha sido cometido mediante grave ameaça ou violência contra a pessoa (cf. CP, art. 44, I) e, nos crimes culposos, qualquer que tenha sido a pena aplicada.

Segundo a Lei de talião, se um crime é cometido, ele deve ser pago do mesmo modo que foi perpetrado. Também pode ser explicado com o provérbio popular “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Contudo, a verdade não era bem esta, pois os endinheirados e poderosos não eram sujeitos a tal rigor.

O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da História e teve sua origem na Mesopotâmia enquanto era governada por Hamurabi, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código tinha como base a lei de Talião, que punia o criminoso de forma semelhante ao crime cometido.

arquiteto que deveria ser morto. osso de um homem, seu osso seria quebrado. em Êxodo 21:23-25, em Levítico 24:18-20 e Deuteronômio 19:21.

"Olho por olho, dente por dente" é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado.

A história das leis está intimamente ligada ao desenvolvimento da civilização. A lei do Egito Antigo, datada de 3000 a.C., continha um código civil que provavelmente foi dividido em doze livros. Baseou-se no conceito de Ma'at, caracterizado pela tradição, retórica, igualdade social e imparcialidade.

Basicamente, o Código de Hamurabi estipulava formas de punição para determinadas condutas dos cidadãos mesopotâmicos. O código leva esse nome porque foi organizado durante o reinado de Hamurabi, o sexto governante da primeira dinastia da Babilônia e o formador do primeiro império da Babilônia.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Desforra igual à afronta ou transgressão; retaliação. 2 V pena de talião . ETIMOLOGIA lat talio, -onis.

Pena consistente em infligir, ao condenado, dano idêntico ao que infligiu à vítima.

Considerada como primeiro instrumento do Estado Democrático de Direito, a lei sustenta os pilares e orienta os caminhos da democracia. A data enfatiza a importância do conhecimento da legislação pela população.