Em que se baseia a educação assistemática?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A educação assistemática é a educação realizada sem qualquer plano, sem sistema, sem local ou hora determinada. É uma forma de educação que surge espontaneamente da própria necessidade da vida social. Não é só na escola que o indivíduo aprende.

O que é Assistemático:
Forma de pesquisa sem um formato exato ou sistêmica, tipo de pesquisa de observação-ação onde o sujeito se insere em um ambiente sem saber exatamente como pesquisar algo sendo necessário se infiltrar ou vivenciar certas ações para poder relatar as experiencias vividas.

Geralmente, é um tipo de educação que transcorre em espaços de atividades culturais, com a família, amigos ou grupos de interesse comum. Uma característica marcante dessa educação é a aparente naturalidade do processo, ocultando valores, signos e até preconceitos.

Aprendizagem sistemática ou 4º nível de aprendizagem – Dá-se na interação com reativos particulares selecionados, ou seja, as instituições escolares, que a sociedade veicula através de instituições de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior.

A educação sistêmica (também chamada de pedagogia sistêmica) é uma abordagem educacional que compreende o estudante como um ser complexo, formado a partir da teia intrincada de relações entre família, sociedade, emoções, sentimentos, entre outros. Cabe ressaltar que ela não é uma metodologia de ensino.

A Pedagogia Tradicional é caracterizada por uma prática educativa direcionada à formação moral e intelectual dos alunos. Nesse sentido, as escolas são vistas como o ambiente oficial para a construção dos conhecimentos.

O conceito de aluno protagonista significa que os estudantes têm um papel central e ativo no processo de aprendizagem. No lugar de ser aquele que simplesmente fica absorvendo os conteúdos, o aluno é estimulado a agregar às aulas ativamente, pesquisando informações, expondo ideias, debatendo e criando.

As organizações não escolares precisam de práticas pedagógicas, e o pedagogo não necessariamente atua como professor, mas como articulador do processo educativo nesses espaços que podem ser: empresas, organizações não governamentais, hospitais, editoras, serviços sociais, enfim, em todas as áreas que necessitam de um ...

adjetivo Que não possui nem segue sistema; sem organização, programação, estruturação, método; desorganizado. Que não pertence a um sistema; que não segue normas, regras; caótico. Etimologia (origem da palavra assistemático).

Conheça os 4 tipos de avaliação

  1. Avaliação diagnóstica. A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. ...
  2. Avaliação formativa. ...
  3. Avaliação somativa. ...
  4. Avaliação comparativa.

Conheça os três tipos de avaliação
Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

Conheça três diferentes tipos de educação

  • Educação formal. Basicamente, a educação formal é aquela em que se usa o modelo tradicional de ensino aplicado, durante muito tempo, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

A educação não-formal e seus desafios
As escolas são extremamente importantes para promover discussões e fazer os alunos pensarem e desenvolverem suas próprias ideias. Segundo outro grande educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), educar é criar as possibilidades para a própria construção de conhecimento.

De acordo com o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos.