Em que se baseia a classificação dos cinco reinos dos seres vivos?

Perguntado por: rneves7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.

Quais são os Reinos dos seres vivos e sua ordem de Complexidade?

  • Reino Monera:bactérias e semelhantes.
  • Reino Protista: protozoários.
  • Reino Fungi: fungos.
  • Reino Plantae ou Vegetal: todos os tipos de plantas.
  • Reino Animal: animais aquáticos, voadores ou terrestres.

A principal crítica feita ao sistema de classificação em cinco reinos é que ele não reflete o parentesco evolutivo, a principal diretriz da Sistemática moderna.

Os critérios utilizados por Whittaker para a classificação incluem a organização celular (procariontes ou eucariontes), o número de células e a forma de nutrição.

Carl Woese propôs, em 1990, uma nova classificação na qual os seres vivos são divididos em três domínios, sendo eles Bacteria, Archaea e Eukaria. no qual os vírus não estão incluídos por serem procariontes, ou seja, acelulares. que agrupa os seres vivos em função de características na organização e evolução celular.

O naturalista sueco Carl von Linnée (1707-1778), mais conhecido como Lineu, definiu como critério de classificação as características estruturais e anatômicas.

As categorias propostas por Lineu foram: reino, classe, ordem, gênero e espécie. Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.

Através da classificação dos seres vivos pode-se identificar, por exemplo, a que reino aquele organismo pertence, há quanto tempo existe, quais são suas espécies, como preservá-lo, qual sua função dentro da cadeia alimentar e muitas outras coisas.

Assim como você classifica as suas figurinhas ou os bichos de pelúcia do seu quarto, os cientistas classificam os seres vivos para facilitar a sua identificação. Os zoólogos taxonomistas classificam os animais, os botânicos as plantas e os microbiologistas, os seres unicelulares.

A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. A sistemática é uma área que também auxilia nesse processo, já que estuda as relações evolutivas entre os organismos, sendo cada vez mais utilizada nesse processo, assim como a biologia molecular.

Na Biologia, o reino é um tipo de organização utilizada para agrupar os indivíduos de acordo com a semelhança entre as características estruturais, anatômicas e genéticas. Os cinco reinos biológicos são: Reino Animal, Animalia ou Metazoa. Reino Vegetal, Plantae ou Metaphyta.

Os cinco reinos propostos por Whittaker são: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Animalia e Reino Plantae. A seguir listaremos as principais características de cada um desses reinos.

Tradicionalmente, os cientistas consideram a existência de cinco reinos, e a classificação tem como objetivo mostrar a evolução dos organismos que são agrupados de acordo com o seu grau de parentesco. Calcula-se que existam cerca de 10 a 30 milhões de espécies de seres vivos na Terra.

Resposta verificada por especialistas
Pode-se dizer que a principal critica feita ao sistema de classificação em cinco reinos é que ele considera que existe um ancestral comum.

Notice

ReinoMonera
Nível de organização celularProcarionte Geralmente com parede celular Unicelulares, solitários ou em colónia
Modo de nutriçãoAutotróficos (fotossíntese ou quimiossíntese) ou heterotróficos (absorção ou ingestão)
Interacção no ecossistemaProdutores ou microconsumidores
Exemplos de organismosBactérias

Os cinco reinos dos seres vivos propostos por Whittaker são: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Os cinco reinos dos seres vivos é uma classificação até hoje apresentada em uma grande quantidade de livros didáticos.

Atualmente os seres vivos são agrupados em cinco grandes grupos, conhecidos como reinos: Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal.

O naturalista Lineu propôs um sistema de nomenclatura binomial com a finalidade de padronizar a forma de nomear espécies, facilitando a comunicação entre os cientistas. O naturalista sueco Lineu foi, e ainda é, muito importante para a sistemática: parte da biologia que estuda a diversidade biológica.

Resposta: O critério utilizado pela ciência atual para a taxonomia é principalmente a análise das características moleculares e genéticas dos organismos, além das características físicas morfológicas e anatômicas.

Resposta. Lineu elegeu como mais importantes as categorias estruturais e anatômicas, como a divisão do corpo e o número de pernas dos animais, por exemplo, e a forma das flores e dos frutos nas plantas.