Em que relação a uma solução diluída podemos afirmar que?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em uma diluição, a quantidade de solvente e o volume da solução aumentam, enquanto a quantidade de soluto permanece igual. Como resultado, a concentração da solução diminui.

A principal característica das soluções é serem homogêneas, pois isso significa que o soluto está dissolvido de modo uniforme por toda a sua extensão. Isso é importante porque mostra que as soluções possuem propriedades iguais em todos os seus pontos.

Durante uma diluição, a quantidade de soluto não muda, apenas a quantidade de solvente sofre alteração. Assim sendo, a quantidade de soluto no início sempre será igual a sua quantidade final.

Soluções diluídas: são aquelas que possuem uma pequena quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente. Por exemplo, uma solução formada por 1g de NaCl para 100g de água.

A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente (geralmente a água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém a massa do soluto permanece inalterada. Isso é feito, por exemplo, quando diluímos um produto de limpeza antes de usá-lo.

Concentração do soluto diminui.
Então, quando a diluição ocorre pela adição de solvente o volume da solução é aumentado, a concentração de soluto é diminuída e a massa permanece a mesma.

A concentração da solução é a relação entre a massa do soluto e o volume de solvente. Alterar a concentração de uma solução é alterar ou a quantidade de soluto ou o volume de solvente. Quando preparamos nosso suco, o "concentrado" que vem na garrafa é o soluto, e a água que adicionamos é o solvente.

Diluir uma solução significa acrescentar solvente à solução. Isso aumenta o volume final da solução, mas a quantidade de soluto permanece inalterada. Daí, a concentração da solução é menor; Concentrar uma solução significa diminuir a quantidade de solvente.

Uma solução é uma mistura homogênea (apresenta uma única fase/ aspecto visual), na qual temos a presença de um material (soluto) dissolvido em outro (solvente). Um exemplo de solução é a adição do cloreto de sódio (NaCl) à água (H2O).

Soluções são misturas homogêneas compostas por um ou mais solutos diferentes dissolvidos em um solvente.

As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

  • a) Sólido – Líquido. Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. ...
  • b) Líquido - Líquido. ...
  • c) Gás - Líquido.

A diluição seriada é a técnica que permite a contagem do número de microorganismos de amostras com concentrações muito elevadas.

Uma diluição de 1:10 significa que 10% da sua mistura será produto e 90% será água. Então, em uma garrafa de 1 litro, por exemplo, você vai adicionar 100 ml de produto e 900 ml de água. Da mesma forma, uma diluição de 1:20 significa que 5% da sua mistura é produto e os demais 95% são água.

Concentração máxima
À medida que isso é feito, a concentração começa a aumentar. Continuamos adicionando soluto, a concentração continua aumentando até que colocamos uma pitada do soluto e este não mais se dissolve.

As soluções podem ser classificadas como insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Quando um determinado composto tem sua solubilidade máxima atingida em um solvente em uma determinada temperatura, entende-se que a solução é saturada.

Solução sólida: são as soluções químicas onde os componentes estão no estado sólido a temperatura ambiente. Solução líquida: as soluções líquidas são aquelas onde os componentes estão no estado líquido, também para temperatura ambiente.

Expressões da concentração de uma solução

  1. M = Número de mol do soluto / volume da solução (L)
  2. % em massa = (massa do soluto / massa da solução) x 100%
  3. % em volume = (volume do soluto / volume da solução) x 100%
  4. % em massa/volume = (massa do soluto/ volume da solução) x 100%

adjetivo Que se diluiu; reduzido a líquido; dissolvido, desfeito: sal diluído em água. [Química] Cuja concentração é baixa: composto diluído. [Figurado] Praticamente impossível de se perceber; imperceptível: preconceito diluído em elogios. [Figurado] Que se misturou completamente a outra coisa.

Dissolver pode ser definido como o ato de preparar uma mistura homogênea a partir da mistura de um solvente e um soluto. Diluir pode ser definido como o ato de adicionar um solvente a uma solução ou mistura para diminuir sua concentração.

Já a diluição tem como objetivo alterar a concentração de um medicamento já em estado líquido, seja esse uma solução, uma suspensão ou um pó reconstituído. Os diluentes usados geralmente são os mesmos.