Em que regiões do mundo há maior número de obesos?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os 10 paises com mais pessoas obesas no mundo

  1. Estados Unidos. Total de obesos 86,9 milhões. ...
  2. China. Total de obesos 62 milhões. ...
  3. Índia. Total de obesos 40,4 milhões. ...
  4. Rússia. Total de obesos 29,2 milhões. ...
  5. Brasil. Total de obesos 26,2 milhões. ...
  6. México. Total de obesos 24,9 milhões. ...
  7. Egito. Total de obesos 21,8 milhões. ...
  8. Alemanha.

Estima-se que a obesidade afete 603,7 milhões de adultos e 107,7 milhões de crianças em 2015, o que equivale a quase 10% da população mundial, número que duplicou em 70 países quando comparado ao mesmo índice em 1980, tendo também aumentado na maior parte dos outros países.

Mas por qual motivo o Japão é um país com baixo índice de obesos? A comida japonesa feita em casa, na maioria das vezes, tem baixa caloria e não tem um tempero muito forte. Em casa, os japoneses não costumam comer comidas muito gordurosas.

Já em 2022, o número subiu para 863.083 brasileiros diagnosticados com o mais grave nível de obesidade, totalizando 4,07% da população. Esse ponto percentual representa um crescimento de 29,6% em apenas 4 anos.

Com apenas 3,7% de obesidade entre a população adulta, o Japão é, de longe, a nação desenvolvida com taxas mais baixas.

Isso pode ser consequência de dois principais fatores: Um aumento no consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar; Uma redução da prática de atividades físicas e aumento do sedentarismo. O sedentarismo e a alimentação inadequada e excessiva são, portanto, as principais causas da obesidade.

61,7% dos brasileiros estavam com excesso de peso e 26,8% eram obesos Foto: Charles de Moura / PMSJC O percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8%, em 2019.

A pobreza e o desemprego têm impulsionado o aumento da insegurança alimentar e da obesidade desde a década de 1960, especialmente na parte rural dos EUA. Mas, muitos moradores da cidade que subsistem com serviços sociais e estruturas de apoio inadequados também estão suscetíveis.

O recém lançado Atlas Mundial da Obesidade 2023 aponta crescimento exponencial da incidência de obesidade global. Somente entre os brasileiros, 41% da população adulta conviverá com a condição em 2035. Se a condição cresce anualmente entre os adultos (2,8%), durante a infância a aceleração está ainda mais intensa.

Sabe-se da existência de indivíduos obesos já na época paleolítica, há mais de 25.000 anos atrás. A sua prevalência, no entanto, nunca atingiu proporções tão epidêmicas como as atuais. A obesidade vem aumentando em praticamente todos os países em que há acesso a alimentos.

Com maior incidência entre as mulheres e um crescimento significativo entre as crianças, o avanço da obesidade é uma preocupação no mundo todo. Além de hábitos alimentares incorretos, fatores genéticos, hormonais e emocionais podem favorecer o aumento de peso.

A indicação oficial pelo governo japonês para uma gravidez saudável é ganhar entre 9 a 12 kg. Essa média é bem abaixo em comparação com outros países. Elas acabam lutando para ganhar menos peso para poderem voltar a sua compleição original o mais rápido possível.

A dieta japonesa é um tipo de dieta onde se deve fazer poucas refeições, consumir pequenas porções de alimentos, além de evitar laticínios, açúcar, alimentos gordurosos e industrializados.

Segundo os resultados do estudo, a obesidade ocorre com mais frequência na faixa etária de 55 a 64 anos e também entre as pessoas com menor escolaridade. Contudo, a maior alta no índice de obesidade foi registrada em duas faixas etárias: de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos.

Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. A prevalência de excesso de peso aumenta com a idade e ultrapassa os 50% na faixa etária de 25 a 39 anos de idades.