Em que pese isso sinônimo?

Perguntado por: aornelas7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

Independentemente de o complemento ser um nome plural, a expressão - em que pese a - se mantém invariável. Por outro lado, a maioria dos estudiosos da língua defendem que a pronúncia deve ser “pêse”, com “e” fechado, já que a palavra tem a mesma origem das palavras pesar e pêsames.

-não obstante. apesar de, a despeito de, sem embargo de.

É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

Apesar de, não obstante.

Dado o caso que. Se; posto que; ainda quando.

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Quando a locução faz referência a pessoa, pese fica invariável e rege a preposição a. Em que pese aos líderes da oposição, a criação da CPI foi rejeitada. Quando faz referência a coisa, o verbo concorda com o sujeito e dispensa a preposição.

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).

1 assim, assim sendo, dessa forma, dessa maneira, desse jeito, desse modo, à vista disso, em vista disso, por isso, por conseguinte, portanto, logo.

1 assim, deste modo, desta forma, desta maneira, deste jeito, dessarte, desse modo, dessa forma, dessa maneira, desse jeito, assim sendo, sendo assim, isto posto, posto isto, à vista disso, em vista disso, por isto, por isso, portanto, pois, então, logo, por conseguinte, por consequência, consequentemente.

em detrimento – Exige a preposição “de”, não “a”: em detrimento das negociações; priorizou uma coisa em detrimento de outra (não em detrimento a outra).

1 no qual, na qual, nos quais, nas quais. Exemplo: O envelope em que eu guardei o dinheiro desapareceu.

1 que, quem. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 de que modo, de que natureza, de que qualidade, de que tipo, quejando.

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Destarte: É formada pela aglutinação dos vocábulos “desta” + “arte” (desta arte). É um advérbio que transmite a noção semântica de conclusão, estabelecendo uma relação de causa/efeito entre duas orações, ou seja, pode ser sinônimo de: “deste modo”, “desta forma”, “desta maneira”, “assim sendo”.

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

As equivalências mais famosas dessa palavra são mas, ou ainda porém. Veja esses exemplos: I like fish, but I don't like meat. Eu gosto de peixe, mas não gosto de carne.