Em que período surgiu o arado?

Perguntado por: oqueiroz3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Por volta do século XIII, por exemplo, surgiu o primeiro arado de lâmina feito com madeira. Contudo, ferramentas mais avançadas, como abanador de cereais, ceifadeiras e semeadores mecânicos por força de tração animal ou humana, começaram a fazer parte da história apenas em meados do século XVI.

Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.

Antigamente e, ainda hoje, em lugares mais remotos, puxado por junta de bois, por burros ou mulas, abrindo apenas um sulco. Na agricultura moderna, o arado é puxado por tratores, com várias dimensões, abrindo muitos sulcos ao mesmo tempo.

Arados de madeira puxados por animais se tornariam o método preferido de cultivo em 1500 a.C. Alguns dos primeiros exemplos de arado de madeira foram encontrados na antiga Suméria (atual Iraque).

A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.

Por volta dos anos 1850, começaram a surgir os primeiros tratores (na época ainda movidos a vapor), pesando até 40 toneladas. Apenas em 1892 que surgiram os primeiro tratores movidos à gasolina.

Quando foi inventada
Na China, o arado de ferro, inventado durante a dinastia Hã, exigia apenas um homem para controlar a operação puxada por dois bois. Era possível semear cerca de 11,3 acres de terra em um dia.

Os arados, as enxadas, as foices e outras ferramentas fabricadas com o ferro e o aço provenientes dos novos fornos, combinados com o aumento da população rural livre, provocaram um decisivo aumento da produção agropecuária.

Os arados são implementos que atuam no preparo do solo e servem para arar e descompactar a terra para o cultivo das plantas.

Em 1890, Benjamin Holt e Daniel Best iniciaram experiências com vários tipos de tratores a vapor para uso exclusivo na agricultura. Holt constrói o primeiro trator com motor de tração a vapor.

A fabricação de tratores atingiu seu auge em 1913, quando dez mil tratores foram fabricados. O primeiro trator a gasolina foi construído em 1892 na indústria de Froelich, nos Estados Unidos (Fig. 1.).

É isso, também, que Deus quer dizer com as palavras do texto bíblico de hoje, do profeta Jeremias: “Passem o arado na terra que não foi preparada para plantar e não semeiem as sementes no meio de espinhos” (Jr 4.3).

Há cerca de doze mil anos, durante a Pré-história, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram.

Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim
51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente.

Existem dois tipos de arado: de discos e de aivecas.

  • Arado de discos - o número de discos, o sistema de acoplamento, o diâmetro desses componentes, entre outras características, pode variar.
  • Arado de aivecas possui disco de corte em “V”, permitindo que o tombamento do solo seja feito com maior eficiência.

Grade aradora é um implemento usado para rompimento e suavização da superfície do solo. Ela é diferente do arado, que permite cultivos mais profundos. As grades apresentam uma estrutura pesada (com dentes, discos, correntes e outros meios para movimentar o solo), requerida para que os discos penetrem na terra.

A matéria orgânica incorporada ao solo encontra ambiente adequado à sua decomposição. Após algum tempo, ela se transforma em húmus de excepcionais qualidades e importância para o crescimento, a nutrição e o desenvolvimento geral das plantas. Desse modo, o arado é empregado para quebrar e pulverizar o solo.