Em que período histórico nasceu a escola tradicional?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A pedagogia tradicional teve seu inicio no século XIX, passou com grande força para o século XX e ainda perduram raízes dela pelo século XXI.

A Pedagogia Tradicional de vertente religiosa foi a primeira expressão do trabalho com a educação formal realizada no Brasil, era exercida pelos jesuítas e durou 210 anos no território (1549-1759).

A escola tradicional
Uma sala de aula tradicional é onde o professor modera e regula o fluxo de informações e conhecimentos. Espera-se que os alunos continuem desenvolvendo seus conhecimentos sobre um assunto fora da escola por meio de exercícios de lição de casa.

No método tradicional de ensino, o educador é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Este, por sua vez, é repassado aos estudantes em aulas expositivas. Nesse modelo, o estudante é reduzido a espectador em sala de aula. A ele, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Com o filósofo alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841), a pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, sobriamente organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos.

O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”. 343 a.C. Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos.

O papel da Escola Tradicional
O objetivo das instituições de ensino que utilizam a educação tradicional é preparar os alunos para a convivência social, de acordo com o status quo da sociedade na qual convivem.

Em 1835 o Brasil viu ser criada e instalada sua primeira Escola Normal em Niterói, Capital da Província do Rio de Ja- neiro naquela época.

A educação proposta por Paulo Freire
Paulo Freire era um dos maiores críticos daquilo que chamou de educação bancária, que via o professor como o dono do conhecimento e o aluno como mero recebedor da sabedoria do mestre.

Uma das principais contribuições de Paulo Freire é a sua crítica à educação tradicional, conceituada na obra “Pedagogia do Oprimido” como educação bancária.

1.1 A metodologia da educação tradicional e Paulo Freire
Considera o professor visto como portador de conhecimentos que devem ser repassados aos alunos, que, por sua vez, devem decorá-los para logo serem conferidos pelo professor.

Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas que permitem aos alunos inquirir, criar e construir. Geralmente, as aulas são expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização.

Para que você conheça um pouco do conteúdo da aula de conhecimentos pedagógicos, listaremos abaixo os principais estudiosos da área.

  1. 1 - Jean-Jacques Rousseau. ...
  2. 2 - Maria Montessori. ...
  3. 3 - Johann Pestalozzi. ...
  4. 4 - Jean Piaget. ...
  5. 5 - Paulo Freire.

Sobre a pedagogia tradicional, podemos afirmar que
é uma proposta de educação centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria. assume o princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.

A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração e cabe à administração tomar as decisões da instituição.

A pedagogia tradicional tinha como metodologia encher os indivíduos de novas informações, de novos conhecimentos, seguindo uma teoria pedagógica de métodos, os quais consideram apenas a assimilação e a transmissão de conteúdos.