Em que parte do corpo humano fica a medula?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'.

A medula óssea é fundamental para o desenvolvimento das células sanguíneas, pois nela são produzidos os glóbulos brancos (leucócitos), que agem no sistema de defesa do organismo; os glóbulos vermelhos (hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio para o organismo todo; e as plaquetas, que compõem o sistema de ...

Sintomas

  • Cansaço;
  • Dores de cabeça;
  • Pele pálida;
  • Hematomas frequentes;
  • Sangramento prolongado;
  • Infecções frequentes ou incomuns;
  • Febre inexplicável;
  • Aftas.

Tipos de medula óssea

  • vértebras.
  • costelas.
  • externo.
  • crista ilíaca.
  • ossos do crânio.
  • nas epífises do fêmur e úmero.

Câncer de medula óssea pode ser definido como uma proliferação celular descontrolada que se acumula na medula óssea, localizada no interior dos ossos, onde ocorre a hematopoiese (formação de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.

Sim, a medula óssea é o único transplante que se faz em vida e não se fica sem, para que sua medula se reconstitua são necessários apenas 15 dias.

Medula óssea: por meio de um procedimento cirúrgico sob anestesia, com múltiplas punções aspirativas no osso da bacia. O volume coletado depende do tamanho do doador e do receptor, mas para indivíduos adultos, costuma ser de pouco mais de 01 litro.

A medula espinhal é responsável por conduzir informações de diversas regiões do organismo para o cérebro e deste para outras regiões. Essas informações são transmitidas por meio dos chamados impulsos nervosos.

A medula espinhal é uma porção de tecido nervoso que está localizada no interior do canal vertebral, sem, no entanto, ocupar toda a coluna. Em um indivíduo adulto, ela se estende do forame magno (cavidade craniana que se comunica com o canal vertebral) até a junção da primeira e segunda vértebras lombares.

Para fortalecer essa estrutura são necessários substratos obtidos através da alimentação, como o ferro, o ácido fólico e a vitamina B12. Segundo a nutricionista Luciana Leocádio, uma alimentação saudável e equilibrada é o melhor caminho para a saúde.

A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.

O mielograma, também conhecido como punção aspirativa da medula óssea, é um exame para estudar o funcionamento da “fábrica” que produz as células sanguíneas: a medula óssea; que se encontra no interior de alguns ossos e é popularmente conhecida como tutano.

Transplante de medula óssea
O transplante de medula pode apresentar o valor de R$300 mil a R$600 mil. Esse custo está relacionado aos procedimentos laboratoriais, que exigem uma verba maior.

A biópsia de medula óssea é um exame no qual é retirado um fragmento do osso da bacia, por exemplo, para análise. Ele é utilizado para diagnosticar e determinar o estadiamento de alguns cânceres, além de também servir para avaliar se o tratamento realizado está apresentando resultados ou não.

A primeira etapa do Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é a avaliação do seu médico hematologista transplantador quando a gravidade de sua doença e a indicação para realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO).

Os tumores da medula espinhal costumam causar dor nas costas, incluindo:

  1. Sentir-se pior quando você se esforça de alguma forma, como espirrar ou tossir; Aumento da dor quando você se deita;
  2. Dor específica da coluna; Dor extrema que não é melhorada tomando remédio;
  3. Uma dor que piora com o passar do tempo.

O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células. O médico também solicitará uma biópsia da medula óssea.