Em que parte do corpo ficam os receptores sensitivos?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os olhos, as orelhas e o nariz detectam estímulos sensoriais à distância mas a pele, como órgão sensorial precisa interagir diretamente com a fonte de estímulo.

São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo.

Substâncias químicas, luz, temperatura e ações mecânicas podem estimular os receptores sensoriais e geram um potencial de ação que é transmitido do neurônio sensorial primário para o neurônio sensorial secundário e terciário para chegar ao Sistema Nervoso Central.

Os mecanorreceptores respondem a diversas formas de energia mecânica, incluindo pressão, vibração, gravidade, aceleração e som, como na audição. Os termorreceptores respondem à temperatura, e os fotorreceptores da visão respondem ao estímulo luminoso. Tabela: Tipos de receptores sensoriais.

Vale lembrar que é na pele que se encontram os receptores de frio, calor, pressão, entre outros. Sendo assim, ela também é responsável pela percepção de alguns estímulos. Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme.

A pele protege o nosso corpo do ambiente externo funcionando como se fosse uma capa à prova de água, resistente, flexível, ainda por cima, lavável! Além disso, é o maior órgão sensorial do nosso corpo: através dela detectamos o mais leve toque das patas de um inseto ao caloroso aperto de mão.

Toda a superfície da pele tem receptores sensitivos, que captam sensações térmicas, mecânicos ou dolorosos. Os receptores sensitivos podem ser terminações nervosas livres ou terminações fechadas no interior de uma cápsula, formando os corpúsculos sensitivos.

Os quatro diferentes tipos de sensibilidade são: a sensibilidade superficial ou exteroceptivas que engloba a dor superficial, o tato e a sensibilidade térmica; a sensibilidade proprioceptiva a qual fornece informações cinético-posturais das diferentes partes do corpo; a sensibilidade profunda da qual fazem parte a ...

Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas neuronais.

Os receptores sensoriais são classificados em cinco tipos básicos: Mecanorreceptores, que detectam a compressão mecânica e o estiramento dos tecidos adjacentes a ele; Termorreceptores, que detectam alterações de temperatura, sendo que alguns deles detectam frio e outros, calor; Nociceptores (receptores de dor), que ...

Sistema sensorial: o que é, função e mais!

  • Audição.
  • Visão.
  • Tato.
  • Paladar.
  • Olfato.

Nariz. O nariz é o órgão que contém os receptores responsáveis pelo olfato. No interior da cavidade nasal existe um tecido especializado, o epitélio olfativo, que contém milhares de receptores, chamados de células olfativas.

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.