Em que parte do corpo fica a linha alba?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Linha alba (do latim 'linha branca') é uma rafe fibrosa e tendinosa que desce verticalmente na linha média do abdome. Estende-se entre o limite inferior do esterno e o púbis, separando os músculos retos abdominais.

A pelve é classificada como uma região do tronco. Esta região estende-se entre o abdome e os membros inferiores e é delimitada pelos ossos da cintura pélvica (ossos coxais, sacro e cóccix).

Sintomas de Diástase
Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta. Além disso, pode-se perceber um afundamento na região, quando está na postura ereta, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Pessoas com esse distúrbio tendem a ranger os dentes involuntariamente durante o sono. Isso pode causar atrito nas bochechas e por consequência propiciar a aparição das linhas albas. O tratamento para bruxismo pode ajudar com o desaparecimento delas, já que as placas para bruxismo evitam o atrito entre os dentes.

É mais comum que a linha desapareça após o parto, sem a necessidade de cosméticos clareadores. Mas, caso ela não desapareça de pronto, pode sumir em até 1 ano após o parto.

A linha alba é uma aponeurose do músculo reto do abdômen com tendões finos procedentes dos oblíquos, e do transverso do abdômen, que atravessa, de forma medial, os dois retos anteriores abdominais. Durante a gravidez, esta distância aumenta de forma natural e gradual, à medida que avança a gestação.

É possível desconfiar de que se está com o problema ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo. Existe um teste para verificar a existência da diástase.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Região umbilical

  • o estômago.
  • o pâncreas.
  • o intestino delgado.
  • o cólon transverso.
  • os rins direito e esquerdo.
  • os ureteres direito e esquerdo.
  • a cisterna do quilo.

Refere-se portanto a região que fica abaixo do umbigo.

Essa dor pode existir sim e é uma dor abdominal no período da ovulação (metade do ciclo menstrual), mais precisamente onde se localiza o útero (quatro dedos abaixo do umbigo).

A condição pode provocar sintomas como dor na região lombar, problemas de postura, prisão de ventre, inchaço, dificuldades em respirar ou se mover normalmente e até mesmo perdas involuntárias de urina.

O que causa a diástase abdominal? Uma causa extremamente comum da diástase é a gravidez. Afinal, à medida que o bebê cresce, ele empurra os músculos da parede abdominal para a frente, formando a conhecida barriga da gestação. Para abrir espaço para o bebê, os músculos se afastam e dão origem a esse problema.

O diagnóstico da diástase abdominal é realizado por exame físico e também pode ser confirmada com uma ultrassonografia de parede abdominal ou tomografia de abdome com o objetivo de verificar o tamanho da distensão muscular e da área de fraqueza entre os músculos.

Com isso, ao longo do tempo a linha alba vai aparecendo. O diagnóstico é feito pelo exame clínico, que revela a bochecha com consistência normal e sem alterações adicionais. Não é necessário nenhum tipo de tratamento.

Continuar lendo Quem é André Alba?