Em que parte da língua sentimos os sabores?

Perguntado por: aAvila6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

É verdade que a ponta e as bordas da língua são particularmente sensíveis aos sabores, já que essas áreas possuem pequenos órgãos sensoriais chamadas papilas gustativas.

5 gostos básicos - doce, azedo, salgado, amargo e umami - são mensagens que nos dizem algo sobre o que colocamos em nossa boca, para que possamos decidir se deve ser comido.

A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami. Esse último é o sabor produzido por alguns tipos de aminoácidos. Na língua, principalmente, são encontradas diversas estruturas chamadas de botões gustativos.

As informações captadas pelos botões gustativos são levadas até o córtex gustativo no cérebro, onde elas são interpretadas.

Complicações do gosto salgado na boca
A boca seca pode causar um gosto salgado na boca, o que significa que você corre um risco maior de ter cárie e doença periodontal. A saliva remove restos de alimentos dos dentes e inibe o crescimento de bactérias que causam a cárie.

Disfunções ou infecções nas glândulas salivares podem acarretar no surgimento do desagradável gosto salgado em nossa boca. Assim, a pessoa é acometida por uma doença conhecida como xerostomia. A saliva começa a ser produzida em menor escala, além de apresentar um gosto estranho, geralmente salgado e amargo.

A língua é constituída por um esqueleto osteo-fibroso, por um revestimento mucoso e por músculos. O osso hióide, as lâminas fibrosas da membra glosso-hiloidea e o septo da língua constituem o esqueleto osteo-fibroso da língua.

Umami, que também é conhecido como glutamato monossódico, é um dos quintos sabores principais, incluindo doce, azedo, amargo e salgado. Umami significa “essência da delícia” em japonês, e seu sabor é frequentemente descrito como a delícia carnuda e saborosa que aprofunda o sabor.

A língua é o órgão responsável pela percepção de gosto do nosso paladar. No entanto, diferente do que acreditávamos, não existe uma divisão das papilas gustativas que identificam cada gosto, chamado até então de mapa da língua, onde cada área delimitada identificava os gostos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Elas estão distribuídas no dorso ou parte superior da língua, mas concentram-se principalmente nas laterais e na ponta. Cada papila contém de três a cinco botões gustativos, totalizando mais de 1.500 receptores. Essas papilas versáteis não apenas detectam o sabor, mas também são sensíveis à temperatura e ao toque.

É um músculo muito forte e flexível
De acordo com o site Scientific American, esse mito surgiu porque, como é formada por vários pedaços de músculos, a língua nunca fica cansada. Além disso, é justamente por ser puro músculo e não ter osso algum em sua composição que essa parte do corpo tem tanta flexibilidade.

Artigo publicado na revista Nature afirma que toda a língua é capaz de identificar os cinco gostos. Ao contrário do que se imagina, a língua humana não possui regiões específicas que identificam separadamente cada um dos cinco gostos básicos do paladar — doce, salgado, ácido, amargo e umami.

No corpo da língua encontram-se as papilas gustativas, responsáveis por identificar o sabor dos alimentos, denominadas: Papilas circunvaladas, mais próximas ao sulco terminal da língua (região mais próxima à parte faríngea). Papilas folhadas (concentradas nas laterais do corpo da língua).

Como se explicita a pronúncia da palavra «gosto», pois a expressão indicada tem dois significados diferentes: no sentido de gostar (eu gosto de...) ou no sentido de paladar (o gosto de...). Gosto (/gósto/) de aventura, com o aberto, presente do indicativo do verbo gostar, primeira pessoa do singular.

“Gosto ruim na boca pode ter várias causas, entre elas, a má higienização bucal”, destaca a profissional. Outro fator responsável pelo gosto ruim na boca é a utilização de determinados remédios, como antidepressivos, tabagismo e doenças da gengiva, como periodontite e gengivite.