Em que parte da África se localiza o berço da humanidade?

Perguntado por: ixavier4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

África

A África é o berço da humanidade, pois há indícios de que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos. Nele foram encontrados diversos fósseis que comprovam essa teoria e também possibilitaram o estudo da evolução humana.

África

O Homo sapiens, surgiu na África entre 300.000 e 200.000 anos atrás e se dispersou pelos demais continentes do Velho Mundo, chegando a Oceania e América em torno de 50/40.000 anos antes do presente.

A África é um continente localizado na zona intertropical, com maior parte do seu território no Hemisfério Sul. Possui mais de um bilhão de habitantes e 30 milhões de km2 de extensão, sendo, por isso, considerado um dos maiores e mais populosos continentes do mundo.

As Cavernas de Sterkfontein são comumente referidas pelo seu nome mais conhecido: “O Berço da Humanidade”. O sítio arqueológico começou a ser escavado no final do século XIX, quando mineradores encontraram vários fósseis hominídeos antigos e os levaram para a apreciação de cientistas especializados.

A África é conhecida como "a grande velha senhora" e o "berço da humanidade" por ter sido lá encontrados os mais antigos vestígios de hominídeos, de modo que, pelo que sabem os nossos cientistas hoje, é provável que toda a humanidade seja descendente de hominídeos que migraram a partir do continente africano.

As transformações de formas arcaicas do Homo Sapiens em formas modernas teriam ocorrido primeiramente na África, o que nos levaria a concluir que todos os humanos de hoje são descendentes de africanos. Estes se espalharam pelaEurásia dando início a um processo de intercâmbios genéticos, que se processa até hoje.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.

Os povos africanos denominados de berberes e bantu foram um dos primeiros grupos humanos a habitarem o continente africano. Desvendar os mistérios que cercaram o passado humano através de pesquisas sobre a origem dos primeiros povos da Terra é um desafio que instiga diversos pesquisadores.

A migração pré-histórica que deu origem a boa parte dos povos da África, incluindo a maioria dos ancestrais dos brasileiros negros, começou há cerca de 5.000 anos e seguiu uma rota por dentro das florestas tropicais do centro do continente, afirma um novo estudo.

Berço da civilização, o continente africano surgiu há 300 milhões de anos a partir da divisão da Pangéia (supercontinente) em dois grandes blocos: a Laurásia; formada pelas áreas que hoje é América do Norte e Eurásia; e Gondwna composta pelas áreas da América do Sul, África, Índia, Austrália e as ilhas do Pacífico Sul.

África

"A África é apontada como o continente de origem de todas as populações humanas modernas. Mas os detalhes da pré-história e da evolução humana na África permanecem obscuros devido às trajetórias complexas de centenas de populações distintas", afirma o estudo.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.

A Pangeia é o supercontinente que compunha a superfície terrestre no período Permiano, há aproximadamente 300 milhões de anos. Essa gigantesca massa de terra começou a se fragmentar na era Mesozoica, no período Triássico, há 230 milhões de anos.

O Continente Africano é visto a todo o momento como um lugar aonde o civilizado ainda não chegou, cujos moradores, em geral, apresentam-se como seres selvagens, repugnantes, debilitados, imorais e, por isso, incapacitados de edificar ou propagar qualquer tipo de conhecimento válido.

Mesopotâmia: O Berço Da Civilização - História - Professor Smart.

O homem nasceu na África porque o continente oferecia (e continua oferecendo) uma diversidade de ambientes propícios para a sobrevivência de primatas. Ao contrário de outras regiões do planeta, onde o clima passou por eras glaciais que dificultaram a vida, as oscilações climáticas da África não foram tão radicais.

Os primeiros relatos de berços antigos registrados são do Egito Antigo, feitos de junco e tecidos, ou esculpidos em troncos. Já para os bebês-faraós, madeira provenientes do Líbano e da Sicília como o cedro e ébano, com incrustações em marfim e painéis de ouro em relevo.

Os escravos eram obtidos na África por meio dos traficantes que compravam prisioneiros de guerra ou sequestravam africanos. O tráfico negreiro foi uma atividade realizada entre os séculos XV ao XIX.