Em que países o diploma brasileiro é aceito?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O diploma brasileiro pode ser aceito em qualquer país, desde que atenda às leis, regras e especificações do país em questão. Ou seja, é necessário fazer pesquisas rápidas sobre a legislação do seu destino. Porém, se o país fizer parte da Convenção de Haia basta apenas seguir as instruções explicadas acima.

Os países que são credenciados ao ARCU-SUR são: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela. Os países do Mercosul que ainda não são associados ao ARCU-SUR também podem realizar a revalidação simplificada de diplomas.

O certificado vem da Convenção da Haia, um tratado internacional criado em 1961 sobre a legalização de documentos estrangeiros. Dessa convenção fazem parte mais de 110 países e a lista completa pode ser conferida no site oficial do Conselho Nacional de Justiça.

Equivalência do Diploma do Brasil em Portugal – Tecnólogo, Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado. É importante informar que, para os estudantes brasileiros, a equivalência é chamada de reconhecimento de diploma estrangeiro e passou a ser vigorado pelo Decreto Lei 66/2018.

A permissão para equivalência e reconhecimento do diploma brasileiro em Portugal existe graças ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre os dois países. Esse acordo é o que garante a um brasileiro poder atuar profissionalmente de maneira legal em território português.

A validação de diploma nos EUA é um processo parecido. Para que um diploma possa ser apresentado como prova de formação superior, é preciso fazer a chamada validação. A diferença é que, nos Estados Unidos, esse é um serviço prestado por empresas privadas que fazem o Credential Evaluation Service.

Se você é graduado no Brasil e quer vir para o Canadá para trabalhar, saiba que não basta chegar no país com um diploma e começar a trabalhar no Canadá na sua área, pois ele precisa ser validado para que você tenha equivalência aqui.

A Credencial de Avaliação Educacional (Equivalency Credential Assessment), ou ECA, é usada para verificar se seu diploma, diploma ou certificado estrangeiro (ou outra prova de sua credencial) é válido e igual a um canadense.

Se você é do Brasil e quer validar o seu diploma em Portugal, é necessário fazer um reconhecimento de graus de nível superior e, por Decreto-Lei, será feita uma análise curricular minuciosa e, posteriormente, uma atribuição de grau.

Diploma original com lacre ou carimbo da universidade e assinado de maneira legível pelo funcionário encarregado e apostilado. Ele deve ser acompanhado da tradução para o italiano que também deve ser apostilada. Histórico original do curso apostilado com tradução para o italiano apostilada.

Não há uma lista oficial de universidades nos Estados Unidos que reconhecem diplomas brasileiros, pois cada instituição educacional tem seus próprios critérios e requisitos de avaliação de equivalência de diplomas estrangeiros.

Para ingressar na área, um dos melhores cursos para trabalhar no exterior é a graduação em Relações Internacionais.

Se você ainda não sabe qual curso fazer, confira esta lista que preparamos com 7 faculdades para quem deseja trabalhar no exterior!

  • Engenharia. ...
  • Letras/Tradução. ...
  • Comércio Exterior. ...
  • Relações Internacionais. ...
  • Administração. ...
  • Gestão de Recursos Humanos. ...
  • Jornalismo.

Para isso, é preciso contatar o National Academic Recognition Information Center (NARIC) do país em questão. É através do NARIC que será determinado o grau de equivalência de seu diploma em relação às certificações europeias. E, posteriormente, encaminhado à instituição competente.

Esse procedimento de validar diploma em Portugal pode ocorrer de diversas formas e, em alguns casos, é até obrigatório. A boa notícia é que atualmente o processo é mais rápido e menos burocrático, podendo ser realizado com mais facilidade e até mesmo estando no Brasil.