Em que país viviam os dinossauros?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Canadá

Morava na América do Norte, principalmente no Canadá, entre 80 milhões e 70 milhões de anos atrás. Era onívoro, ou seja, comia ovos de animais, sementes, frutas e insetos. Apesar da alimentação variada, se metia em batalhas contra dinossauros carnívoros e répteis.

Península de Iucatã, México
O impacto provocou a destruição dos ecossistemas de todo o mundo, dando um fim repentino e trágico à Era Mesozoica: a dos dinossauros. Por milhões de anos após o impacto, apenas animais pequenos sobreviveram.

- O Tiranossauro Rex foi uma espécie de dinossauro que viveu no final do período Cretáceo (145 milhões a 65 milhões de anos atrás). - Habitou a região da América do Norte, principalmente o oeste dos Estados Unidos.

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli.

No final dos anos 1990, fósseis do Saturnalia tupiniquim foram escavados em uma expedição liderada pelo paleontólogo Max Cardoso Langer. O animal, que viveu entre 227,4 a 220,7 milhões atrás, é um dos dinossauros mais antigos já descobertos no mundo.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

cratera Chicxulub

As pistas sobre o objeto que encerrou o reinado dos dinossauros foram encontradas na cratera Chicxulub, que tem este nome porque fica próxima da comunidade de Chicxulub. Ela é como uma grande cicatriz na Península de Yucatán, no México, com mais de 140 km de diâmetro, que foi deixada pela colisão do objeto.

Tricerátope

Tricerátope foi o último dos dinossauros - Saúde e Ciência - Extra Online.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

A teoria mais aceita para designar a extinção dos dinossauros está relacionada à queda de um meteorito de 6 a 14 km que atingiu o planeta Terra, mais precisamente na Península de Yucatán, México, o impacto abriu uma cratera de 180 km, além de mais duas secundárias que a envolvia com 240 e 300 km de diâmetro.

O tiranossauro rex

O tiranossauro rex é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados, especialmente por seu tamanho e suas mandíbulas poderosas. Sua mordida era muito potente. O tiranossauro rex possuía dentes grandes e uma mordida poderosa.

Alossauro

Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento.

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .

Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.

História dos Dinossauros. A História dos Dinossauros tem início a milhões de anos atrás. Esse grupo de répteis gigantes viveram no planeta Terra durante a Era Mesozoica, que começou cerca de 252 milhões de anos atrás, sendo extintos a 65 milhões de anos, no final dessa era.

O primeiro dinossauro a ser descrito foi o megalossauro, em um trabalho publicado por William Buckland em 1824, apesar de que o naturalista Gideon Mantell já havia descoberto, em 1822, o fóssil de um iguanodonte, mas somente publicou a descrição em 1825.

microraptor

O menor dinossauro com parte do esqueleto preservada é o microraptor¸ que viveu há 125 milhões de anos onde é, hoje, a China. Seu tamanho? 50cm de comprimento e menos de 4 quilos. Mas também existem aqueles que não foram encontrados muito fragmentos fósseis.

Cientistas de várias instituições do país anunciaram, na última quarta-feira (5), a descoberta do que dizem ser o maior dinossauro já encontrado no Brasil, com 25 metros de comprimento. O fóssil que levou à conclusão foi encontrado em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.