Em que país um espião russo envenenado?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Em 4 de março de 2018, Serguei Skripal, residente da Inglaterra e refugiado em solo britânico, foi envenenado com sua filha Yulia com um neurotóxico desenvolvido na União Soviética, o Novichok.

Litvinenko morreu em 23 de novembro de 2006, aos 43 anos, semanas após beber chá verde misturado com o elemento químico radioativo no luxuoso hotel Millennium, em Londres. Ele acusou Putin ainda no hospital, quando apresentava um quadro crítico de saúde.

Alexander Litvinenko
Litvinenko, foi um agente da KGB (posteriormente, a agência mudou de nome para FSB) que virou um delator e um crítico do governo de Vladimir Putin. Ele foi envenenado com um agente raro, caro e altamente tóxico, o isótopo de polônio 210.

O FSB é o principal responsável pela segurança interna do Estado russo, contraespionagem e luta contra o crime organizado, terrorismo e tráfico de drogas, enquanto a espionagem no exterior é a principal responsabilidade do Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo, o sucessor da Primeira Diretoria da KGB, bem como o ...

"A questão principal é que ela [a região] foi identificada pelo Kremlin como uma parte da Ucrânia onde se fala o idioma russo, que é mais Rússia que Ucrânia", segundo Sam Cranny-Evans, do think tank (centro de pesquisa e debates) britânico Royal United Services Institute.

A crise na Crimeia foi motivada pela deposição do presidente ucraniano alinhado às políticas russas, seguida de um referendo na península que aprovou a sua união com a Rússia. A anexação segue não sendo reconhecida por Kiev e nem pela comunidade internacional.

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

“O coletivo de hacker Anonymous invadiu hoje os serviços de streaming russos Wink e Ivi (como Netflix) e os canais de TV ao vivo Russia 24, Channel 1 e Moscow 24 para transmitir imagens de guerra da Ucrânia", comunica um post no Twitter.

Entre as principais razões apontadas, estão: a expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética.

embaixada americana

O escritório do FBI fica na embaixada americana, na capital brasileira.

COT (Federal) – COMANDO DE OPERAÇÕES TÁTICAS
Subordinado à Polícia Federal e com sede em Brasília, esse grupo age em todo o país investigando seqüestros de aviões, atentados a bomba e suspeitas de terrorismo.

KGB é o acrônimo em russo para Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti, Comitê de Segurança do Estado, tendo sido a principal organização de serviços secretos durante o período soviético. Depois da desintegração da União Soviética, o serviço secreto dividiu-se em setores externo e interno.

ABIN — Agência Brasileira de Inteligência.

A Venezuela é historicamente uma grande aliada geopolítica da Rússia no mundo. O governo de Putin tem cooperação militar, econômica e estratégica com o país latino-americano, a quem fornece equipamentos militares e mantém laços econômicos.