Em que país o balé se popularizou?

Perguntado por: ucoutinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 10 votos

Com o casamento da princesa italiana Catarina di Medici (1519-1589) com o rei francês Henrique II, o centro cultural europeu passou a ser a França, e o país se tornou o epicentro do ballet no mundo, sempre associado à corte.

O ballet nasceu em 1489, em Itália, quando se realizou um espetáculo por ocasião do casamento do duque de Milão. Nessa altura, só havia bailarinos masculinos, já que as mulheres não estavam autorizadas a dançar e as roupas eram pesadas, o que limitava a variedade de passos.

O Ballet Clássico tem sua origem com o primeiro espetáculo que marca a história sendo realizado em 1581, na sala Le Petit-Bourbon, em Paris, foi apresentado “Le ballet Comique de la Reine” (O Balé Cômico da Rainha), sendo que na linguagem teatral da época, cômico queria dizer “dramático”.

As nobres cortes italianas usavam o ballet para entreter seus convidados ilustres e promoviam verdadeiros bailes com as apresentações de dança e música. A importância dessas apresentações e onde aconteciam ajudam a entender o motivo de tanta elegância, graciosidade e disciplina no ballet.

O ballet clássico surgiu nas cortes italianas no século 16. O termo italiano balletto, que significa “dancinha, bailinho” deu origem a palavra francesa ballet. A dança surgiu durante o período renascentista, era apresentado em festas aristocráticas para entretenimento da nobreza.

Ballet no Brasil
Foi uma bailarina Russa quem trouxe o ballet para o Brasil. Maria Oleneva chegou no Rio de Janeiro em 1927, onde criou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal que, aos poucos, ajudou a difundir a modalidade pelo país.

Ainda que a “supremacia do balé” sobre as outras danças tenha vigorado por muito tempo em nossa sociedade, atualmente o balé é visto como uma importante dança dentre outras também importantes, assim como a dança de salão e a sua vertente “dança moderna”.

Você sabe quem foi a primeira bailarina do mundo e qual a sua história? Mesmo que a história do ballet remonte a 1681, nas longínquas cortes italianas, somente séculos depois que a dança foi se transformando no que conhecemos hoje. E devemos isso à Anna Pavlova.

O ballet surgiu no século XV, mas as variações de repertório só foram montadas e encenadas durante o século XIX. O coreógrafo Jean George Noverre é considerado o criador da modalidade, por ter revolucionado os tradicionais espetáculos, tirando as recitações de poesia e substituindo com a dança.

Então, venha descobrir mais sobre os principais tipos de ballet e as características de cada um deles para aumentar seus conhecimentos sobre o assunto!

  1. Ballet romântico. ...
  2. Ballet Clássico. ...
  3. Ballet contemporâneo. ...
  4. Ballet Neoclássico.

Abaixo vou listar para você as 5 posições que usamos no nosso dia a dia da dança, que são: a Primeira posição, a Segunda posição, a Terceira posição, a Quarta posição e a Quinta posição. Todas essas posições listadas são trabalhadas em rotação en dehors. Os calcanhares estão unidos.

O Ballet associa os benefícios de um exercício físico ao prazer e beleza da dança, auxiliando, inclusive, no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais. Além de também colaborar com a saúde da criança.

Ballet Romântico

Ballet Romântico: considerado o estilo de ballet mais antigo, se popularizou pela Europa na primeira metade do século XIV, mesma época em que o Movimento Romântico Literário se consolidou.

O ballet contemporâneo é um estilo influenciado quer pelo ballet clássico quer pela dança moderna. Ao ballet tradicional vai buscar as técnicas e o controlo do corpo através da força abdominal, mas as ideias e inovações vêm da dança moderna, incluindo o trabalho de chão e o rodar para dentro das pernas.

França

A partir de então, a França tornou-se o cenário ideal para o florescer desta dança.