Em que país nasce o rio que se transforma depois em Rio Amazonas?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Ele nasce no Peru e deságua no litoral norte do Brasil, passando também pela Colômbia. Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, percorrendo 6992 km desde a cordilheira dos Andes, no Peru, até a região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará.

O rio Amazonas percorre territórios do Peru, Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana e Venezuela. No Brasil o rio se estende por 3.843.402 km² e banha os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso.

Por sua extensão territorial e passagem por diversos países, o rio Amazonas conta com nomes diferentes a depender da localidade, como por exemplo Ucayali, Ene e Tambo. No Brasil, ele recebe o nome de Solimões, e após o encontro com o rio Negro passa a se chamar de rio Amazonas.

Sua vasta bacia hidrográfica abrange sete países da América do Sul. Sua foz, conhecida como delta do Amazonas, deságua no Oceano Atlântico, entre os estados do Pará e do Amapá.

120 metros

A profundidade média do Amazonas é de 50 metros, sendo que, em seu ponto mais profundo, apresenta 120 metros. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.

É o 2º rio do mundo em caudal (apenas ultrapassado pelo rio Amazonas), e é também o 2º em área da bacia hidrográfica (novamente a seguir ao Amazonas e apenas ligeiramente acima da do rio Mississippi). É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo.

Nilo

Com uma extensão de quase sete mil quilômetros, o Nilo é o segundo río mais extenso do mundo, atrás apenas do Amazonas.

Rio Mantaro

O rio Mantaro é um rio que banha o Peru, afluente do rio Amazonas através do rio Ene. Tem uma extensão de 724 km. Seu nome quechua era Hatunmayo.

rio Tietê

se você já parou para perceber que o rio Tietê não. deságua no oceano Pode. parecer até estranho principalmente se a primeira vez que você se depara com esse blog mas calma que hoje na sério porque vamos entender como que o rio Tietê nascendo apenas 22.

Rio Amazonas

Rio Amazonas (Brasil): possui 6 868 km de extensão, além disso, detém um grande volume de água, o que o torna o maior rio do mundo.

Os rios da bacia amazônica não apresentam, em sua totalidade, uma água barrenta, amarelada e turva (água branca) como a do Rio Solimões (Figura 1A) e do Rio Amazonas.

Mistério...
Das profundezas das águas mais turvas e escuras do rio Amazonas, surge a lenda da senhora-das-águas, mãe-do-rio, cobra-grande, a Boiúna! A Boiúna é uma cobra gigantesca que vive no fundo dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, num lugar chamado "boiaçuquara" ou "morada da cobra grande".

rio Amazonas

No seu ponto mais largo, o rio Amazonas atinge na época seca 11 quilômetros de largura, que se transformam em 50 quilômetros durante as chuvas. Os outros nomes do o Rio Amazonas?

O Guinness of Records concede o título de mais longo ao rio africano. Segundo a Enciclopédia Britânica, o comprimento do Nilo é de 6.650 quilômetros, contra 6.400 quilômetros do Amazonas.

Provavelmente, antes de nove milhões de anos atrás, o rio desaguava no Pacífico”, conclui.

O rio Branco é um importante contribuinte da margem esquerda do rio Negro que, juntamente com o rio Solimões, forma o rio Amazonas. localiza-se, predominantemente, no estado de Roraima e somente uma pequena porção se insere no estado do Amazonas e no país limítrofe, a Guiana.