Em que país fica o monte Sinai?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Egito

Um dos locais mais marcantes das histórias bíblicas é o Monte Sinai, localizado na península de Sinai, no Egito e conhecido por ser o lugar onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei.

Monte Sinai

Êxodo 19—O Senhor faz convênios com o povo e aparece no Monte Sinai. Êxodo 20:1–22—São revelados os dez mandamentos. Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias.

No alto do Monte Sinai encontra-se uma pequena capela, chamada de Capela da Santíssima Trindade. Ela foi construída em 1934 sobre as ruínas de uma igreja do século XVI.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

A troca de tiros no estacionamento do Hospital Monte Sinai entre policiais de São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG) completa 4 anos nesta quarta-feira (19) em Juiz de Fora. Na ocasião, duas pessoas morreram e foram apreendidas cerca de R$ 15 milhões, sendo que a maioria era notas falsas.

Monte Nebo, Jordânia

O monte Nebo é um monte na Jordânia com cerca de 817 m de altitude, mencionado na Bíblia como o local onde Moisés viu a Terra Prometida e onde morreu, sem chegar a entrar nessas terras, que viu ao longe.

Êxodo e assentamento
Durante 40 anos, eles percorreram o deserto do Sinai, onde formaram uma nação e receberam a Torá (Pentateuco), que incluía os Dez Mandamentos e deu forma e conteúdo à sua fé monoteísta.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Com isso, a arca foi devolvida pelos filisteus aos hebreus depois de sete meses. A arca da aliança foi levada para Jerusalém, por intermédio de Davi, e lá ficou guardada no interior do Templo de Salomão, construído apenas no reinado de Salomão.

a igreja Memorial de Moisés no Monte Nebo exibe um grande número de belos mosaicos.

Foi colocado dentro da Arca as Tábuas com os Dez Mandamentos escritos por Deus, um pote com Maná e o Cajado de Arão que floresceu. A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor.

Na tradição cristã, acredita-se que foi nesta montanha que Moisés recebeu os Dez Mandamentos de Deus, como relatado no livro Êxodo da Bíblia. Já na tradição judaica, acredita-se que Moisés encontrou Deus cara a cara e recebeu as leis para guiar o povo de Israel.

Subir o Monte Sinai faz parte do sonho dos peregrinos que vão a terra Santa. Trata-se de uma subida árdua que acontece no meio da madrugada, durante aproximadamente 4 horas ou 5 para os que fizerem mais paradas. Recomenda-se fazer o trajeto de madrugada devido ao calor tórrido e desértico durante o dia.

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. A primeira referência com este nome está citado na bíblia. Consta que Canaã era a terra prometida pelo Senhor ao seu povo escolhido, ainda quando chamou Abraão (que vivia ao sul da Mesopotâmia).

Josué

Em Josué 11, lemos como os israelitas conseguiram tomar posse da terra prometida com a ajuda do Senhor.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.