Em que os pentecostais acreditam?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Ou seja, os pentecostais, são cristãos que acreditam na atualidade carismática do Espírito e na possibilidade de vivenciar a experiência ocorrida em Atos 2, no dia de Pentecostes. Por isso o termo: pentecostais.

Os pentecostais acreditam que o poder de Deus não é abstrato, e que o Espírito Santo desce e age sobre os seus fiéis – o chamado batismo do Espírito Santo. Após esse batismo, eles acreditam que recebem dons espirituais e começam a falar em línguas durante as pregações.

No Brasil, os protestantes históricos incluem as igrejas Luterana, Batista, Presbiteriana, Metodista, Episcopal, entre outras. O segundo grupo (pentecostal) tem entre seus integrantes Assembleia de Deus, Deus é Amor, Evangelho Quadrangular e Congregação Cristã do Brasil.

Os batistas crêem que a morte de Cristo na cruz foi para o perdão dos nossos pecados. Os pentecostais crêem que sua morte foi também para a cura das suas enfermidades físicas e a cura divina está "garantida" pela obra redentora de Cristo.

As Igrejas pentecostais são missionárias, formam lobbies políticos e demonstram forte engajamento social. Elas mantêm, por exemplo, jardins-de-infância, lares para idosos, hospitais e instituições para doentes mentais e dependentes de drogas.

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja. O destaque para a expressão “Igreja” deve-se ao fato de que Pentecostes é o início do que hoje chamamos de Igreja primitiva, uma Igreja sem placas denominacionais.

A Bíblia do Pregador Pentecostal é única Bíblia com sermões prontos junto ao texto bíblico, além de curso básico de Teologia. Seu principal objetivo é colocar à disposição de todos os obreiros uma ferramenta prática e de conteúdo rico para o exercício do ministério cristão.

Congregação Cristã

A Congregação Cristã é a primeira igreja pentecostal no Brasil, fundada pelo italiano Luigi Francescon migrado dos Estados Unidos da igreja de Chicago. É importante ressaltar que o fundador nunca morou no Brasil. A Congregação Crista teve sua sede inicial em São Paulo.

O termo neopentecostalismo foi aplicado pela primeira vez na década de 1970, para as igrejas que adotaram muitas das doutrinas e práticas das igrejas pentecostais e do movimento carismático, mas não se tornaram alinhados com algum deles. O fenômeno surgiu no Estados Unidos na década de 1980.

1ª Igreja Evangélica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil: a Igreja Evangélica Fluminense, fundada pelo missionário escocês Robert R. Kalley. Em 1913 junta-se a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

1º O batismo na Igreja Pentecostal DEUS É AMOR é feito somente para pessoas arrependidas, libertas, transformadas, regeneradas, convertidas e com o Estado Civil de acordo com a Palavra de DEUS.

O termo pentecostal tem origem na palavra Pentecostes, que é uma festa cristã que ocorre 50 dias depois da Páscoa, encerrando o ciclo das festas.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

O Pentecostalismo se caracteriza pela crença no batismo com o Espírito Santo como segunda benção, posterior a conversão, quando grupos que afirmam ser pentecostais reformados, geralmente têm a mesma doutrina reformada de que o batismo com o Espírito Santo é a própria conversão.

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

A religião batista remonta ao início do século XVII, fundada em Londres, Reino Unido, por Thomas Relwys, protestante e divergente da Igreja Católica. O primeiro pastor batista brasileiro, Antônio Teixeira de Albuquerque, foi batizado e ordenado na igreja em Santa Bárbara.

Daniel Berg e Gunnar Vingren , dois missionários suecos que tinham sido batistas e depois se tornaram pentecostais, foram os fundadores da Assembleia de Deus no Brasil.

O avanço pentecostal no Brasil contribuiu para intensificar o declínio numérico da Igreja Católica e da Umbanda e para "pentecostalizar" parte do protestantismo histórico e do próprio catolicismo.

Deste número 22% são pentecostais e pertencem a igrejas como Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Congregação Cristã e Igreja do Evangelho Quadrangular; já os outros 7% pertencem a outras ramificações do protestantismo, como as igrejas Batista, Metodista e Presbiteriana, chamadas de evangélicas ...