Em que ordem ensinar as letras?

Perguntado por: afrutuoso9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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As letras do alfabeto: vogais e consoantes

  • 1ª EtapaAs letras do alfabeto.
  • 2ª EtapaVogais e consoantes.
  • 3ª EtapaAs letras e seus sons (fonemas)
  • 4ª EtapaContação de história.
  • 5ª EtapaProposta de atividade.

O método fonético inicia-se da parte para o todo, isto é, começa a entender o código escrito (grafema) para entender os seus sons, para depois ir associando com sílabas, palavras, e então frases.

Isso ocorre até mesmo porque é comum que esse tipo de letra seja o primeiro que a criança começa a ter contato e a diferenciar de outros símbolos. O processo de alfabetização tem indicação de ser iniciado pela letra bastão.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Não é regra, mas começar pelas vogais facilita o processo de alfabetização. Vale ressaltar que a aprendizagem não começa na idade escolar, mas desde seus primeiros anos de vida, tendo em vista que as funções cerebrais estão se formando e estruturando.

Para as famílias que estão ensinando o alfabeto às crianças, por exemplo, a dica é esboçar uma letra no quadro de desenho e, ao lado, reproduzir alguma figura que tenha o nome iniciado com a mesma letra. Isso ajuda a criar associações para que a molecada memorize o significado das coisas.

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  1. Incentivar a criança a escrever o próprio nome. ...
  2. Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. ...
  3. Trabalhar o pareamento das letras com imagens. ...
  4. Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos.

Para a compreensão inicial, faça perguntas que os levem a refletir sobre a proposta, como “O que vamos escrever?”, “Para quem vamos escrever?” e “Como será essa escrita?”. A partir disso, para desenvolver essas habilidades, são cinco as práticas envolvendo oralidade, leitura e escrita propostas, que descrevo a seguir.

Confira a seguir!

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

O método fônico, poucas vezes adotado de forma sistemática no Brasil (cartilhas como a “Caminho Suave” não são exemplo de método fônico), foi indicado pelos especialistas como o melhor caminho para ensinar a ler, tanto para crianças com vulnerabilidade social quanto para as de famílias com melhor poder aquisitivo.

São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Isso porque o processo de aprendizagem e alfabetização começa bem antes da sua entrada na escola. Ele começa desde o nascimento, quando a criança, ainda bebê, tem contato com os primeiros livros e observa as pessoas ao seu redor lendo.

Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

É nesta etapa que o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente logo no primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Ele também terá contato com exercícios matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão), teorias da biologia, ciências humanas e estudos artísticos.

Idade para alfabetização
Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.

Entre 4 e 6 meses. Neste período, o pequeno já começa a balbuciar as vogais A, E e U.