Em que momento um corpo fica neutro?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

De forma geral, dizemos que um corpo está eletricamente neutro quando seu número de prótons é igual ao número de elétrons.

Um corpo neutro é aquele que tem a mesma quantidade de prótons e elétrons. Já um corpo eletrizado pode ter ou mais prótons (eletrizado positivamente), ou mais elétrons (eletrizado negativamente).

Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer. Naturalmente os corpos são neutros, ou seja, possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons, quando esse número se torna diferente dizemos que o corpo está eletrizado.

Neutro – quando apresentar uma carga neutra ou nula, a quantidade de prótons (+e) e elétrons (-e) no sistema é igual.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Quando o outro corpo está neutro (mesma quantidade de prótons e elétrons), após colocado em contato, separa-se ambos e percebe-se que o corpo neutro passa a ter a mesma carga elétrica que o corpo carregado devido ao contato, porque terá havido uma troca de elétrons.

Quando um condutor eletrizado é posto com contato com outro condutor neutro, ha eletrização deste fica com carga igual ao corpo de contato, no caso negativa. A carga eletrizada passa carga pro corpo neutro.

Na eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro recebe. Desse modo, ao final do processo, ambos os corpos estarão com cargas de módulo igual, porém, com sinais opostos.

Na primeira, percebe-se que o número de prótons é igual ao número de elétrons, ou seja, o corpo está neutro. Podemos afirmar que o corpo não está eletrizado, pois ele é constituído de átomos eletricamente neutros.

A aproximação do corpo positivamente carregado atrai as cargas negativas do corpo eletricamente neutro. A extremidade próxima ao corpo carregado fica negativa, enquanto a extremidade oposta fica positiva. Mantendo-se o corpo carregado próximo, liga-se o corpo eletricamente neutro à terra.

Caso tivéssemos aproximado um corpo eletrizado negativamente, o fluxo de elétrons sairia do corpo para a Terra e este ficaria eletrizado positivamente. Logo, podemos concluir que na eletrização por indução, as cargas finais do indutor e induzido serão contrárias.

No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. O mesmo processo pode ser repetido para eletrizar positivamente um objeto neutro, porém deve ser usado um indutor de carga negativa.

Um corpo não eletrizado significa que a quantidade de carga é nula: Q = 0. Isso acontece quando o número de prótons for igual ao número de elétrons.

Apesar de os elétrons serem negativos, o átomo no estado fundamental é neutro, pois ele possui a mesma quantidade de elétrons e de prótons. Isso significa que as cargas negativas dos elétrons anulam as cargas positivas dos prótons, assim, o átomo fica neutro.

Os átomos encontram-se geralmente neutros, e por isso a sua carga elétrica total é nula. No entanto, se os átomos forem ionizados, e tiverem seus elétrons arrancados, passarão a apresentar carga elétrica positiva, devido à sua carência de elétrons ou ao excesso de prótons.

O que é átomo eletricamente neutro????? É quando o número de partículas com carga positiva (prótons) no núcleo for igual ao número de partículas com carga negativa (elétrons) na eletrosfera.

Quando uma carga interfere em outras cargas, tem-se a força elétrica ou energia potencial elétrica. A Eletrostática possui três princípios: o princípio da atração e repulsão, o princípio da conservação de cargas elétricas e o princípio da eletrização.

1018 prótons (ou elétrons). Cargas de mesmo sinal se repelem. Cargas de sinais contrários se atraem.

Fórmulas: eletrostática
Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²; Potencial elétrico: P = E/q.

Eletrização por atrito: quando dois corpos neutros e feitos de diferentes materiais são atritados entre si, um deles ganha elétrons (adquire carga negativa) e o outro perde elétrons (adquire carga positiva).

Indução eletrostática é o fenômeno no qual pode-se provocar a separação de cargas em um corpo neutro pela aproximação de um outro já eletrizado. O condutor que está eletrizado é chamado indutor e o condutor no qual a separação de cargas ocorreu é chamado induzido.