Em que momento ocorre a desmineralização e remineralização dos dentes?

Perguntado por: eparaiso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Quando o esmalte (camada externa dos dentes) perde mais minerais do que ganha, acontece a desmineralização. Esse desequilíbrio é o primeiro passo para o surgimento de cáries e o desenvolvimento de hipersensibilidade dos dentes.

A remineralização pode ser definida como qualquer ganho pela superfície dental que ocorra através da deposição de minerais na porção desmineralizada dos tecidos duros3. Ela não somente interrompe o processo de desmineralização, como também repara as lesões cariosas incipientes.

Entretanto, quando os episódios de desmineralização se sobrepõem ao processo de remineralização, duas lesões dentárias podem se desenvolver: a cárie e o desgaste dentário erosivo, mais comumente co- nhecido como erosão dentária.

Conheça alguns fatores que podem causar a desmineralização
Consumo em excesso de bebidas e alimentos ácidos que alteram o nível do pH bucal; Escovação inapropriada com uso de força excessiva e escovas com cerdas duras e inadequadas; Questões patológicas como presença de bruxismo e gastrite.

O flúor é considerado como um dos meios mais eficazes para o controle de cárie dentária, pois ele é capaz de interferir com a dinâmica do processo desta doença devido ao seu contato constante e direto na cavidade bucal com as estruturas dentais, reduzindo assim a desmineralização e ativando a remineralização das ...

“A melhor forma de prevenir e tratar o caso é eliminando as suas causas”, orienta Augusto. As indicações são o uso de escovas de dentes com cerdas macias, controlar a alimentação e, sobretudo, manter a higiene bucal correta. “É possível também recorrer a restauração da parte dentária afetada”, completa ele.

O tratamento adequado dependerá do grau do problema. Em casos iniciais, pode ser indicada a aplicação em consultório de flúor diretamente no local. O flúor possui propriedades de remineralização do dente ou pode ser indicada a aplicação de um selante fluoretado para evitar o avanço da desmineralização.

O DES-RE é um processo fisiológico caracterizado pela perda e ganho de substâncias importantes para a composição do esmalte dentário - em especial, íons, cálcio e potássio. Quando o esmalte (camada externa dos dentes) perde mais minerais do que ganha, acontece a desmineralização.

Remineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Muito comum com os dentes, que passam por processos de desmineralização e remineralização constantes. As estruturas de tecido duro, por exemplo, ossos e dentes, são formados, em grande parte, por minerais.

Perigos da perda do esmalte para a saúde bucal
Devido à erosão desse tecido, o dente perde a sua estrutura de proteção. Dessa maneira, a exposição da camada de dentina permite a uma maior vulnerabilidade para a proliferação de bactérias. “Além de sensibilidades dentárias e friabilidade do elemento dentário”, completa.

Larsen et al.27, mostraram que o período de maior risco para o desenvolvimento da fluorose está entre 2,5 a 8,5 anos de idade. Nem todos os dentes são igualmente afetados pela fluorose dentária.

As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.

O flúor, quando presentes na boca, também é armazenado na placa. O fluoreto funciona para controlar cáries iniciais de várias maneiras. O flúor armazenado na placa e na saliva inibe a desmineralização do esmalte sadio e aumenta a reminerali- zação do esmalte desmineralizado.

Veja abaixo os estágios da cárie.

  • Estágio inicial. ...
  • Erosão do esmalte dentário. ...
  • A cárie na dentina. ...
  • Cárie profunda. ...
  • Desenvolvimento de abcesso.