Em que momento deve fazer a apuração de haveres?

Perguntado por: ramorim5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Em quais ocasiões realizar a apuração de haveres? Como ficou claro, a apuração de haveres deve ser feita sempre que um sócio deixar uma sociedade limitada.

O pagamento dos haveres é de responsabilidade da sociedade, e não dos sócios. Com esse entendimento, a 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu a ilegitimidade passiva de um sócio remanescente em relação ao pagamento dos haveres dos sócios retirantes.

O magistrado, se acolhido o pleito de dissolução parcial, deve, em sentença, observar o artigo 604 do CPC quanto à apuração de haveres, de modo que cabe ao juiz: (i) fixar a data de resolução da sociedade; (ii) definir o critério de apuração de haveres; e (iii) nomear o perito.

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), então, definiu que a apuração dos haveres deve se reportar ao dia posterior ao transcurso de 60 (sessenta) dias após o recebimento da notificação prévia do sócio retirante pela sociedade.

No julgamento do recurso, o Desembargador relator Sérgio Shimura esclareceu que “os haveres do sócio excluído devem ser pagos, em princípio, pela sociedade […], e não pelos sócios remanescentes, uma vez que dizem respeito ao direito pecuniário das respectivas quotas“.

Essa apuração de haveres é feita mediante um balanço, chamado de balanço de determinação, cuja data a ser considerada é a da morte do sócio que faleceu.

A apuração de haveres consiste em um procedimento societário/contábil, pelo o qual avalia-se o patrimônio de uma sociedade (ativo e passivo), apurando-se o seu valor real e definindo-se, consequentemente, o valor da participação societária de cada sócio.

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS EM APURAÇÃO DE HAVERES JUDICIAIS
É apresentada a avaliação pelo método contábil com suas limitações. Em seguida são apresentados os fundamentos da avaliação por fluxo de caixa descontado, tanto o fluxo de caixa livre para os sócios, quanto o fluxo de caixa livre para a empresa.

Também o novo artigo 10-A da CLT diz que o sócio retirante responderá subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade, relativas ao período em que era sócio e apenas em reclamações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato.

Apuração de haveres é um procedimento que tem como objetivo avaliar qual é o montante de dinheiro devido a um sócio pela Sociedade ou Companhia, no caso de uma S/A. O procedimento deve ser feito em fases, respeitando todos os trâmites legais e garantindo que o resultado final será justo para todas as partes.

O sócio retirante, ou excluído, deverá então, responder pelos débitos sociais existentes no instante em que deixou a sociedade. Continuará, ativa e passivamente, ligado à sociedade até que, nesses dois anos, se liquidem os interesses e responsabilidades que tiver nos negócios sociais pendentes.

Prazo de sessenta dias. Precedente do STJ. Forma de pagamento dos haveres depois de apurados.

Como calcular a divisão de lucros? A divisão dos lucros normalmente é proporcional à parcela de cotas de cada sócio na constituição do capital social, discriminada no contrato social. Por exemplo, se uma empresa foi constituída com R$ 50 mil de capital social e um sócio investiu R$ 30 mil, ele vai receber 60% do lucro.

Nos casos de dissolução total de sociedade, é preciso que todos os sócios concordem para que ela ocorra. Por isso, não existe a etapa de comunicação nesse tipo de dissolução. No entanto, o processo segue com as etapas de dissolução, liquidação e partilha, e ainda se acrescenta a etapa de extinção.

Quando apenas um dos sócios não tem mais interesse em fazer parte da empresa, é possível fazer a dissolução parcial. Para isso, o sócio que deseja sair deve fazer um comunicado oficial com antecedência de, pelo menos, 60 dias. Ele também tem o direito de receber o valor equivalente à sua participação no negócio.

Como mencionamos, a dissolução parcial de sociedade ocorre devido a quebra da Affectio Societatis, a qual consiste na intenção dos sócios em constituírem uma sociedade.

A dissolução de sociedade é basicamente a ação de desfazer a sociedade, podendo ser total ou parcial. Pode ocorrer quando houver consenso dos sócios, deliberação por maioria, saída por vontade própria, falecimento, falência, entre outros.

Apuração de haveres é um procedimento contábil que tem como objetivo avaliar qual é o montante de dinheiro que um sócio deve remover da empresa assim que se retira de uma sociedade limitada.