Em que me roubais nos dízimos?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Quando pagamos o dízimo, contribuímos com o trabalho da Igreja. Esta Igreja não poderia prosseguir sem renda, e essa renda nos foi proporcionada por Deus [por meio da lei do dízimo]. Nossos templos, nos quais recebemos as mais altas bênçãos concedidas aos mortais, são edificados com essa renda.

Por intermédio do Profeta Malaquias, o Senhor abordou o declínio do comprometimento dos judeus para com Deus. O Senhor instruiu Seu povo do convênio a voltar-se a Ele trazendo-Lhe seus dízimos e suas ofertas com mais fidelidade, e Ele prometeu abençoar e proteger aqueles que assim fizessem (ver Malaquias 3:7–12).

Malaquias previu o destino dos iníquos e dos justos na Segunda Vinda de Jesus Cristo e profetizou que o Senhor enviaria o Profeta Elias antes da Segunda Vinda para realizar uma grande obra.

DÍZIMO A LUZ DO NOVO TESTAMENTO
Nessa passagem o Senhor Jesus em hipótese alguma aboliu a prática do dízimo; somente pessoas desprovidas de uma boa hermenêutica[11] e de nenhuma formação teológica, afirmam uma coisa desse gênero.

Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento. No capítulo 14, quando há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada como "sacerdote do Deus Altíssimo".

Dízimo deve ser doado sem obrigação
Não deve ser taxado como tributo, um alívio para a consciência ou uma contribuição para receber o dobro em diante. O dízimo mantém uma comunidade que visa expressar sua fé, atender as necessidades dos mais pobres e os que necessitam de ajuda.

Abraão deu seu dízimo a um sacerdote-rei cultuado pelos fenícios e cananeus. Embora a identidade e o significado de Melquisedeque não seja assunto bem claro, ele era dos Jebuseus. Mas, Melquisedeque representava a Cristo. E ele abençoou Abraão e sua prática dizimista.

Quem deve devolver? Todo cristão que acredita em Deus e quer levar a sério o seu compromisso de Fé, tem obrigação de devolver o seu Dízimo.

Os temas tratados na obra seriam o amor de Deus, o pecado dos sacerdotes, o pecado do povo e a vinda do Senhor. Nas últimas linhas deste livro do Antigo Testamento bíblico, vemos uma exortação de Deus às famílias: "converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos seus pais".

O texto de Malaquias 3 que fala sobre fazer prova de Deus, entregando o dízimo, é um desafio para crer em Deus. Ele é fiel e não abandona quem O ama na miséria. Quem crê de verdade em Deus não tem medo de ofertar, porque sabe que seu sustento vem todo de Deus.

Em Malaquias 2, observamos que o sacerdote que não honra a Deus de maneira correta, não o faz sem ser percebido. O Senhor deixa muito clara a sua insatisfação, além disso, Ele mostra que a atitude do tal, não ficará sem consequências. O Senhor dá o exemplo do sacerdote que o agrada usando o exemplo de Levi.

Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição. converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais (compare com 76). Para alguns interpretes isso significa que pregação de João restauraria a harmonia nas famílias.

É muito conhecida esta bela expressão se referindo a Nosso Senhor Jesus Cristo como o Sol da Justiça, pois no Filho, Deus Pai vem visitar o seu povo como o sol nascente a toda manhã, e o eterno vem com grandiosa ternura e misericórdia para conduzir e salvar o seu povo.

Continuar lendo