Em que lugar o Brasil está no ranking de criminalidade?

Perguntado por: igomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Nela, o Brasil ficou no mesmo lugar de 2022 e ocupa a 132ª posição, de uma lista de 163 nações.

Brasil – 67,49; Jamaica – 67,42.

São Paulo

São Paulo. O Estado brasileiro com o maior número de municípios incluídos na lista de cidades mais seguras do Brasil é, sem dúvidas, São Paulo. Entre os 25 primeiros lugares, 17 são ocupados por cidades paulistas. Jaú, Indaiatuba e Valinhos são as três cidades mais seguras do país, respectivamente.

São Paulo

São Paulo. Uma das maiores cidades do mundo é também uma das capitais mais seguras para morar no Brasil. Mesmo com todos os problemas, São Paulo garante segurança aos moradores.

Crimes mais cometidos no Brasil e penalidades
Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões no Brasil, com 28% da população carcerária total, segundo o Depen. Somados, roubos e furtos chegam a 37% das ocorrências. Os homicídios representam 11% dos crimes que causam prisão.

O país mais perigoso do mundo é atualmente o o Afeganistão, seguido pelo o Iêmen e pela a Síria. Isto foi determinado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP) da Universidade de Sydney para o ano de 2022.

5 crimes que chocaram e AINDA CHOCAM o Brasil até hoje

  1. O Caso Suzane Von Richthofen. ...
  2. Elize Matsunaga. ...
  3. Sequestro e assassinato de Eloá Cristina Pimentel. ...
  4. O desaparecimento de Eliza Samudio. ...
  5. Caso Isabella Nardoni.

Islândia

A Islândia é o país mais seguro do mundo, conforme o Global Peace Index 2022. Ele ficou com 1.107 pontos de insegurança, sendo o menor em todo o planeta. A primeira colocação no quesito segurança é desse país desde 2008.

de Goiás

Números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), relativos ao 1º trimestre de 2023, apontam uma redução histórica nos índices de criminalidade e colocam Goiás no topo do ranking das unidades da federação que mais reduziram os índices de violência no Brasil.

A Segurança Pública no Brasil é um assunto delicado. O crime está cada vez mais organizado e profissionalizado, o sistema de justiça, em contrapartida, cada vez menos organizado. As leis restringem e inibem cada vez mais a ação policial. O que gera uma grande sensação de impunidade.

Destaca-se que os homens são as maiores vítimas da violência.

São Paulo

São Paulo é o estado mais seguro do Brasil, com taxa de mortes violentas de 14,3, ao passo que o Rio Grande do Norte, o estado mais violento, apresente uma taxa de 67,4.

Guaratinguetá

1º lugar - A cidade mais barata do país é Guaratinguetá (São Paulo) Importante centro de comércio e de prestação de serviços do Vale do Paraíba. A cidade tem 752 km², com 121 mil habitantes. Fica a 530m de altitude e a 175 km da capital São Paulo.

A cidade de Brusque, em Santa Catarina, tem a taxa de homicídio mais baixa do país - veja o ranking.

O estado de São Paulo domina o topo do ranking com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

Muito se fala na criminalidade do Brasil, mas dificilmente suas verdadeiras causas são apontadas. A maioria culpa a desigualdade social, a falta de oportunidade, o desemprego, a falta de educação, a pobreza, o capitalismo e até mesmo a própria sociedade.