Em que lugar Jesus fez a primeira multiplicação dos pães?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Betsaida

Arqueólogos israelenses encontraram nos arredores do Mar da Galileia (Lago Tiberiades ou Kinneret) os restos de Betsaida (Julias), o povoado onde, de acordo com a tradição cristã, os apóstolos Pedro, André e Felipe moravam e onde aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes.

O primeiro, também conhecido como Alimentando os 5.000 (em Mateus 14:13–21, Marcos 6:31–44, Lucas 9:10–17 e João 6:5–15). Este milagre também é conhecido como milagre dos cinco pães e dois peixes.

Na Bíblia, Mateus (14:13-21) também narra um famoso milagre, o da multiplicação, onde cinco mil pessoas, em meio ao deserto, só tinham cinco pães e dois peixes para se alimentar. Muito provavelmente eram duas tilápias, que naquela época eram os peixes mais comuns, vendidos e consumidos entre a população.

Nazaré

Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali. Jesus ensinava nos povoados ... Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra".

Betsaida (casa da pesca, em hebraico) era uma povoação pesqueira a nordeste do Mar da Galileia, situada a alguns quilómetros de Cafarnaum.

Então André, irmão de Pedro, disse: “Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos” (v. 9). “E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles.

A primeira vez teria alimentado cerca de cinco mil pessoas chamado de “milagre de cinco pães e dois peixinhos” e da segunda vez teria alimentado um número de quatro mil, e o chamado de “milagre dos sete pães e um peixe”.

Em outra ocasião, Jesus repetiu o milagre da multiplicação com sete pães e alguns peixes. A comida alimentou quatro mil homens, mais as mulheres e as crianças, e sobraram sete cestos grandes de comida (Mateus 15:36-38).

Alguns amigos de João Batista contaram a Jesus que João havia sido morto pelo rei. Quando Jesus ouviu isso, foi a um lugar perto do Mar da Galileia para ficar sozinho. Muitas pessoas sabiam onde Ele estava e mais de 5.000 O seguiram na esperança de que Ele as ensinasse.

Como eles explicam Freira (1989) y Pixner (1992), na segunda multiplicação de pães e peixes, o texto de Mateus especifica que Jesus multiplicou "alguns peixes pequenos" (15,34) e Marcos "alguns peixes pequenos" (8,7). O original dos dois Evangelhos usa a mesma palavra grega ichthýdiapeixe textualmente pequeno.

Às margens do Mar da Galileia, na cidade de Tabgha, teria sido realizado um dos mais famosos milagres descritos na Bíblia. Segundo a tradição cristã, diante de 5.000 homens, Jesus teria realizado a multiplicação de pães e peixes e dado de comer a todos que acompanhavam seus ensinamentos.

Na segunda multiplicação, sobram 7 cestas (cf. Mc 8,8), pois sete fazia alusão às setenta nações. O primeiro relato diz que as pessoas vinham de cidades vizinhas (cf. Marcos 6, 33), lembrando o povo judeu que cercava Jesus.

Relatam os católicos que Jesus por duas vezes multiplicou pães e peixes para atender à multidão que o seguira até uma região “deserta” (longe de cidades) e ali ficara ouvindo-O e recebendo curas mas, por não se terem munido de alimentos, estavam a ponto de passar fome.

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

Listada entre os principais destinos religiosos do mundo, Cafarnaum orgulha-se de estar marcada na história como a cidade em que Jesus viveu e operou milagres, e por isso atrai visitantes do mundo inteiro.

Aqui, Jesus também expulsou muitos espíritos maus (Mc. 1:21–28, 32–34), levantou dos mortos a filha de Jairo (Mt. 9:18–19, 23–26; Mc. 5:22–24, 35–43) e proferiu o sermão sobre o pão da vida, na sinagoga de Cafarnaum (Jo.

Cerca de 10 km de Nazaré, na Terra Santa está Caná, também chamada de Kafr Kanna, que em árabe significa Vila de Caná. Esta localidade é citada na bíblia como o lugar do primeiro milagre de Jesus, que a pedido da sua mãe, transformou a água em vinho nas bodas de um casamento.

Cidades Amaldiçoadas: Corazim
Corazim está localizada no norte da Galileia. Esta cidade era conhecida, principalmente, pela produção de trigo. No entanto, essa realidade mudou. Hoje, Betsaida não se produz mais nada e ela é, também, considerada uma das cidades amaldiçoadas.

Qual o significado do nome Betsabé? Não se sabe ao certo qual o verdadeiro significado do nome Betsabé ou Bete-sabá. Alguns estudiosos dizem que o nome remete-se “A mãe de salomão”.

Corazim, Betsaida e Cafarnaum são pequenas cidades do norte de Israel, da região da Galiléia. São conhecidas como o "triângulo evangélico", tamanha a intensidade do ministério de Jesus nesses locais.

CONCLUSÃO. O milagre da multiplicação de pães e peixes mostrou quem verdadeiramente Jesus é. Ele é o Filho de Deus, o verdadeiro Rei. A multidão compreendeu que Jesus era o Rei que havia de vir e até tentaram proclamá-lo, todavia, não era o tempo oportuno para isso, de maneira que Jesus não o permitiu.