Em que lugar do Brasil a comida italiana é mais comum?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 5 votos

estado de São Paulo

Para quem se pergunta em que lugar do Brasil a culinária italiana é mais comum, saiba que, embora os pratos italianos façam sucesso no país todo, no estado de São Paulo, a gastronomia da terra da bota tem maior adesão.

Muitos pratos têm origem italiana, tais o gnocchi, o fettuccine, a pizza, a lasanha e muitas outras delícias. Além disso, foi tão somente após a imigração que se passou a cultivar verduras e milho, para se fazer fubá, nos quintais para consumo familiar e venda.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

A culinária de Minas Gerais é muito abundante e uma das mais fartas do Brasil. O turismo gastronômico é muito forte na região. Visitantes dos mais diversos lugares do país viajam até o estado para conhecer os quitutes e se deliciar com os pratos típicos.

Em primeiro lugar entre os produtos que o Brasil mais importa da Itália estão os vinhos, com uma participação de 43 milhões de dólares por ano.

Em Quais Regiões Os Imigrantes Italianos Foram Morar
Os primeiros imigrantes italianos no Brasil desembarcaram no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e sul do país, depois se expandiram para Minas Gerais.

Foi durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, principalmente nas cidades de Veneza e Florença, que a culinária se refinou e criaram os bons modos à mesa. A partir de então, massas, risotos, antepastos cativaram o paladar de todo o mundo.

Entre 1875 e 1900, 803 mil imigrantes europeus chegaram no continente americano por portos brasileiros. Desse total, 577 mil eram italianos. A cada 1000 imigrantes europeus para a América, 57 eram italianos que adotaram o Brasil, espalhando-se pelo país, sobretudo em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Atualmente a comunidade italiana no Brasil representa aproximadamente 15% da população, com 30 milhões de pessoas. É a segunda maior comunidade italiana no mundo. No Rio Grande do Sul vivem 3,2 milhões de italianos e descendentes, representando cerca de 30% da população do estado.

Tratavam-se de terras menos férteis dos que haviam sido anteriormente ocupadas por brasileiros e alemães; de qualquer forma, a descendência da leva de 1870 conseguiu prosperar. Poucas décadas depois, no período em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, existiam quase 100.000 famílias italianas em Santa Catarina.

Comidas típicas da Itália

  • Pizza.
  • Ravioli.
  • Spaghetti.
  • Lasagna.
  • Risotto.
  • Arancino.

Alimento cultivado e consumido pelos índios, a mandioca foi o primeiro produto da terra que os portugueses conheceram. Essas tribos cultivavam mandioca e aprenderam a fazer pratos como tapioca e farofa.

Folha Online - Brasil 500. No primeiro contato que teve com os índios tupiniquins, no litoral sul da Bahia, Pedro Álvares Cabral apresentou a dois deles, no dia 24 de abril de 1500, os alimentos que trazia em suas naus: carneiro, galinha, pão de trigo, peixe cozido, confeito, fartéis, vinho, mel e figos passados.

O Brasil recebeu diversas correntes migratórias de distintas nações, com destaque para as imigrações de portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães e eslavos. Ouça o texto abaixo! O Brasil recebeu aproximadamente seis milhões de imigrantes, se tomarmos como referência a chegada dos portugueses no ano de 1500.