Em que lixo vai o isopor?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Descartar o isopor no lugar correto: o isopor é um tipo de plástico, e por essa razão, deve ser descartado nas lixeiras vermelhas da coleta seletiva.

Resíduos de isopor podem ser destinados à coleta seletiva e são encaminhados para centros de triagem. Uma grande dúvida quando o assunto é reciclagem refere-se ao tipo de material que pode ser reciclado. O isopor é um deles.

O EPS Isopor® é um material 100% reciclável, formado por 98% de ar e 2% de plástico, logo, seu descarte pode ser feito como qualquer outro produto da família do plástico: em lixeiras de coleta seletiva – da cor vermelha ou em PEVs, Pontos de Entrega Voluntária.

Dicas e ideias para a reciclagem de EPS Isopor®
Bom, você tem duas opções: 1 – Descartar o material em uma lixeira de plástico, ou na coleta seletiva, para que ele seja adequadamente reciclado; ou 2 – Reutilizá-lo e transformá-lo em algo útil você mesmo.

Como reutilizar o isopor em casa?

  1. Use como drenagem na base de vasos de plantas. ...
  2. Crie sua própria decoração. ...
  3. Faça brinquedos reciclados. ...
  4. Guarde os materiais de embalagem para reutilização. ...
  5. Cola caseira. ...
  6. Plantio de mudas. ...
  7. Crie objetos novos para sua casa.

Como dito, o isopor é um plástico, então, nas ruas ou espaços onde houver lixeiras de coleta seletiva você pode descartá-lo na lixeira corresponde ao plástico (geralmente a vermelha).

Por se tratar de um plástico, o isopor deve ser descartado no lixo reciclável. Se você mora ou trabalha em prédio, utilize as lixeiras de coleta seletiva do condomínio, nunca descarte no lixo comum. Outra opção é buscar por um PEV (Ponto de Coleta Voluntária) mais próximo da sua região ou da região do seu trabalho.

Não reciclável: Espuma, Esponja de cozinha, Tomadas, Acrílico, Bandejas de plástico, Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho), Cabos de Panela, Isopor*. *O isopor pode sim ser reciclado, mas como a tecnologia necessária nesse processo é cara no Brasil, ele está lista de materiais não recicláveis.

EPS nada mais é do que a sigla internacional para poliestireno expandido — o popular isopor.

De acordo com o relatório Plastics BAN – Better Alternatives Now, lançado em conjunto por quatro organizações não governamentais nos Estados Unidos, no fim de 2016, o isopor é considerado um dos piores poluidores do planeta.

Pode colocar isopor no micro-ondas? Não pode. Infelizmente o isopor libera algumas substâncias que são prejudiciais a nossa saúde. Por essa razão, sempre transfira o alimento para um recipiente que pode ser aquecido no micro.

Isopor: 8 anos. Linha de Nylon: 650 anos. Plásticos: 450 anos. Garrafas plásticas: tempo indeterminado.

Para tornar lucrativa a reciclagem do isopor é interessante as tratadoras contarem com uma consultoria, que indicará as melhores soluções de tratamento. Os profissionais do grupo Verde Ghaia podem auxiliar sobre procedimentos, leis ambientais e localização de geradoras por meio do Mercado de Resíduos.

O descarte do isopor é mais simples do que você imagina, já que é só você levá-lo a qualquer lixeira destinada a plásticos. Entre os contentores coloridos, é o de cor vermelha. Já nos pontos de entrega voluntária ou ecopontos, é só levar na mesma sacola do material plástico.

O isopor é compatível com a maioria dos materiais correntemente utilizados na construção de edifícios, tais como cimento, gesso, cal, água, etc. O isopor pode apresentar-se numa variedade de tamanhos e formas, que se ajustam sempre às necessidades específicas da construção.

Serras. Serras de ponta, serrotes, arcos de serra, ou serras para metais também são ótimas ferramentas para cortar EPS Isopor® em linhas retas. Para garantir um corte preciso, realize o movimento de forma direta por toda a placa de poliestireno.