Em que idade pode se feito o diagnóstico da dislexia?

Perguntado por: ymarinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
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A partir dos 2 anos e meio, as crianças que vão manifestar dislexia têm atraso no desenvolvimento da linguagem. Então demoram mais para falar as primeiras palavras, têm dificuldades em reproduzir alguns sons da língua e em lidar com os sons do idioma”, explica.

Teste de triagem de leitura (RST) – este teste envolve a leitura em voz alta de uma lista de palavras que aumenta gradualmente em dificuldade. Teste de triagem de dislexia (DST) – este teste inclui uma série de perguntas escritas que avaliam a habilidade de leitura, escrita e soletração.

Dislexia Visual ou Diseidética
Confundem letras e palavras parecidas, revertendo-as por vezes – por exemplo: /b/ por /d/ ou /apartar/ por /apertar/. A escrita tende a ser inconstante, apresentando letras de tamanhos diferentes, omissões, rotações, inversões, sendo as emendas e as rasuras frequentes.

A Equipe de Avaliação Multidisciplinar é solicitada quando há a necessidade de um laudo técnico para auxiliar educadores, terapeutas e pais de pessoas com dificuldades de aprendizagem, Dislexia e/ou outros Transtornos de Aprendizagem.

Os dois são transtornos de desenvolvimento e são confundidos com frequência. Para deixar claro: o TDAH afeta habilidades de atenção do indivíduo e a dislexia está ligada especificamente às habilidades de linguagem e escrita. Ambos, quando não diagnosticados na infância, podem trazer dificuldades na idade adulta.

Como identificar a dislexia? Os principais sintomas da dislexia são problemas com a decodificação, fluência de leitura e ortografia. Distúrbios fonológicos e dificuldades na linguagem, geralmente são as causas dos problemas de alfabetização associados à dislexia.

A dislexia é um transtorno neurológico, com forte fator genético, sendo a hereditariedade a causa mais comum de todas. Entretanto, também pode ser desencadeada por problemas estruturais cerebrais e por comprometimentos do sistema nervoso central durante a formação fetal.

O que muita gente desconhece é que algumas crianças podem apresentar TDAH e dislexia ao mesmo tempo, algo que na área médica chama-se de comorbidade.

Muitas pessoas disléxicas acabam desmotivadas a estudar porque não há um apoio ou estímulo adequado a elas, o que é essencial. Por se tratar de uma dificuldade primária de aprendizagem, está relacionada à reprovação escolar. Por isso, a escola tem papel fundamental na identificação de alunos disléxicos.

“A dislexia é caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização.

Os sinais de dislexia nessa fase incluem:

  1. dificuldade para entender que as palavras se dividem em sons;
  2. erros de leitura.
  3. histórico de pais ou irmãos com problemas de leitura;
  4. considera a leitura muito difícil;
  5. recusa em ir para a escola;
  6. dificuldades na fala e na pronúncia;
  7. não associar letras a sons.

Mas são dois distúrbios completamente diferentes que afetam o cérebro das pessoas de maneiras diferentes. Enquanto a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, o autismo é um transtorno do desenvolvimento.

A melhor maneira de avaliar um aluno com dislexia em um ditado de palavras é observar o seu processo de escrita. É importante levar em consideração o esforço que o aluno fez para escrever as palavras corretamente.

Normalmente, quem realiza o diagnóstico de dislexia é um psicólogo clínico, através de testes, observação da criança e conversa com os pais. Como existem diferentes formas de dislexia, como dificuldade de aprendizagem na leitura, linguagem escrita ou matemática, o psicólogo também diagnostica o tipo específico.