Em que idade estamos vivendo?

Perguntado por: lfarias9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.

A Idade Contemporânea é o período da História que foi inaugurado em 14 de julho de 1789, com a Queda da Bastilha, na França, e se estende até hoje. A Queda da Bastilha, na Revolução Francesa, que é considerado o marco inicial da Idade Contemporânea.

São eles:

  • Idade Antiga.
  • Idade Média.
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.

O desenvolvimento de vacinas e antibióticos, além de condições mais humanas de saneamento básico, foi baixando a bola das doenças infecciosas ao longo do século passado. E em 1960 a expectativa de vida tinha saltado para 52 anos por aqui (e 69 anos nos países ricos).

76 anos

Expectativa de vida da população brasileira para 2023, atingiu 76 anos.

Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a Queda da Bastilha, em 14 julho de 1789, até os dias atuais.

Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.

A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos e dura até o presente. Significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos. É nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens e a tecnologia.

1789

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

Projeto muda de 60 para 65 anos idade para pessoa ser considerada idosa. O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60.

O período que define a Idade do Ferro é estabelecido pelo primeiro surgimento que se tem acesso de sociedades com conhecimento do manuseio do ferro, datado de 1200 anos a.C., ou seja, no século XII a.C., nas regiões do Oriente Próximo e do Sudeste da Europa.

122 anos

Limite máximo de uma vida humana pode já ter sido atingido. E são 122 anos | Ciência | EL PAÍS Brasil.

É possível mensurar a sua expectativa de vida por meio de uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo site “Living to 100”. A chamada “Calculadora da Expectativa de Vida” faz uma estimativa de quantos anos a pessoa viverá e com qual idade ela poderá morrer.

Dez mulheres e seis homens morreram entre 65 e 74 anos. A maioria morreu entre 30 e 44 anos, mas, entre as mais de cem tumbas estudadas, existe um número significativo de idosos.

Um povoado inteiro que vive por mais de 100 anos porque tem uma vida balanceada, adotam uma dieta vegetariana, tomam banho super gelado. Ahhhhh é tudo mentira? Praticamente. O povo hunza tem sim um modo próprio de viver, mas não vivem muito mais que o resto do mundo.

77,1 anos

A expectativa de vida ao nascimento para o mundo — que aumentou de 64,2 anos em 1990 para 72,6 anos em 2019 — deve aumentar ainda mais, para 77,1 anos em 2050.

O Japão

1 – Japão. O país é mundialmente conhecido por seus bons hábitos de limpeza nas escolas, nas ruas, no trabalho e no cotidiano. O Japão tem o trabalho como um dever importante e individual de cada um para promover uma sociedade melhor e parece que esse pensamento tem surtido bons resultados.

O mundo contemporâneo atravessa enormes modificações econômicas, sociais, políticas e culturais. Vivemos um momento histórico intensamente marcado pela internacionalização da globalização e da tecnologia. Ocorre um processo de universalização da cultura, dos produtos, das trocas, dos custos e do capital.