Em que idade a voz muda?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

A primeira transformação evidente que a voz sofre ocorre na passagem da infância para a adolescência. Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Elas vibram, em média, 100 vezes por segundo nos homens e 200 vezes por segundo nas mulheres a fim de gerar a fala. Com o passar dos anos, os músculos da laringe se modificam, as cartilagens se endurecem, há menos lubrificação na região… Essas alterações tornam o sofisticado sistema de produção do som menos eficiente.

“Os distúrbios da voz se manifestam por uma série de alterações, como cansaço ao falar, rouquidão, perda de potência vocal, mudanças de intensidade (mais fraca ou mais forte), mudanças de tom (mais grave ou mais agudo), diminuição do tempo de fonação (maior necessidade de pausas no discurso)”, explica a fonoaudióloga ...

Como em qualquer processo evolutivo, também podem acontecer alterações na mudança de voz no período da puberdade que podem se prolongar, retardar ou ficar incompleta.

Se o corpo cresceu e a voz não mudou, deve-se avaliar o que está acontecendo. Várias situações podem prejudicar o desenvolvimento da voz, como problemas nas “cordas vocais”, alterações hormonais, ou até mesmo influências emocionais.

O que faz a voz ser grave ou fina é a anatomia das pregas vocais. Se elas são maiores e mais espessas caracterizam uma voz mais grave (mais comum em homens) e curtas e menos espessas caracterizam uma voz mais aguda (mais comum em mulheres). Além da anatomia também à fatores externos que influenciam na voz.

Apesar de ser impossível alterar completamente o tom de sua voz, existem técnicas que podem ajudar você e fazer pequenas modificações no tom e no volume, destacando ao máximo sua voz natural.
...
Cuide das cordas vocais.

  1. Não fume. ...
  2. Reduza o consumo de álcool. ...
  3. Respire ar puro. ...
  4. Não grite muito.

O diagnóstico e planejamento do tratamento são feitos pelo fonoaudiólogo e pode ter acompanhamento de outros profissionais como um otorrinolaringologista. O fato é que é possível reverter este quadro e alcançar o timbre de voz desejado.

Antes de um menino chegar na puberdade, sua laringe é muito pequena e suas cordas vocais são pequenas e finas. É por isso que sua voz é mais aguda (fina) do que a de um adulto. Mas como a puberdade, a laringe fica maior e as cordas vocais alongam e engrossam, então sua voz fica mais profunda.

Alteração no tom de voz
É sintoma de algum tipo de disfonia, termo médico que designa as alterações vocais. A voz pode ficar muito fina, grossa ou até mesmo rouca, devido principalmente ao abuso do uso. Esse é um dos sintomas de calos nas cordas vocais, os quais provocam dor ao falar.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

É possível que você esteja sentindo uma forma de bloqueio vocal ou dificuldade em expressar suas emoções de forma assertiva, esse bloqueio pode estar relacionado a algum traumas ou experiência passadas.

A definição de vozes grossas (na verdade, graves) e finas ocorre por causa do tamanho da prega vocal de cada pessoa. Quanto maior esse tecido interno for, mais pesado ele é, o que faz com que sua vibração seja lenta e resulte em som um tanto quanto grosso.

Na maioria dos casos, uma laringite aguda ou crônica é a causa da rouquidão. Tanto um resfriado comum quanto uma doença respiratória podem provocar essa inflamação na garganta, resultando na voz mais rouca.

Este envelhecimento é provocado pela ação natural do desenvolvimento do organismo onde há o engrossamento das cordas vocais, a redução de movimentos das articulações, alterações hormonais e emocionais, maus hábitos, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura laríngea e a perda da capacidade pulmonar.