Em que hora do dia o sol fica mais alto?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O Sol está mais alto no céu quando se atinge o meio do dia. Ao nascer e ao pôr do Sol a sua sombra é mais longa.

Aproveite então para lhes explicar que pela manhã e a tarde as sombras são maiores porque o sol está baixo, ou seja, mais próximo do horizonte e por isso, a sombra é maior.

Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).

Se o seu objetivo ao tomar sol é a vitamina D, então aproveite os horários com maior incidência do raio UVB, entre 10h e 16h, mas por pouquíssimo tempo a cada dia. No máximo 15 minutos para quem tem pele mais clara e, gradativamente, até meia hora para quem tem tom de pele mais escuro.

O melhor horário para tomar sol é quando há maior concentração de raios UVB, que são capazes de estimular a produção de vitamina D, o que acontece no horário entre 10h e 15h.

O Último Nascer do Sol do Brasil: O PN da Serra do Divisor - AltaMontanha.

O dia começa a clarear em torno de 04:20.

Onde nasce o sol no Brasil? O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 5:28 da manhã e se põe novamente às 17:20 da noite nestes dias.

O sol na Tarde fica na posição Oeste.

Apesar de ser a Terra e não o sol a mover-se, podemos dizer que o sol nasce aproximadamente a ESTE. Ao meio-dia, se estivermos voltados para o sol, ele aponta-nos o SUL, ficando a nossa sombra a apontar o NORTE. Por fim, ele irá pôr-se a OESTE.

Mas o estudo das sombras do gnômon mostra que, no inverno, a sombra da haste ao meio-dia é maior que a sombra do meio-dia no verão. Isso porque o Sol aparece mais baixo no horizonte. Já no verão o Sol passa pelo zênite, ou seja, o ponto mais alto do céu.

As datas dos solstícios e equinócios são móveis, podendo acontecer nos seguintes dias:

  • Equinócio de outono: 20 ou 21 de março.
  • Solstício de inverno: 20 ou 21 de junho.
  • Equinócio de primavera: 22 ou 23 de setembro.
  • Solstício de verão: 21 ou 22 de dezembro.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

Esta é uma data mágica, de celebração do Sol, na qual fortes e... O Solstício de Inverno ocorre no Hemisfério Sul em 20 de junho de 2020, às 18h 44min. É o dia claro mais curto do ano, e consequentemente, a noite mais longa do ano. Nascer do Sol.

COMPARTILHE: Os horários de antes das 10h e depois das 16h são considerados mais saudáveis para se tomar sol porque neles a radiação UVB, que provoca queimaduras e aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pele, é menor.

Pela manhã o sol é menos intenso, o que garante uma sensação térmica mais confortável no decorrer do dia, além de arejar o ambiente. À tarde, a temperatura aumenta deixando os cômodos mais abafados, principalmente no verão.

Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

“O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar”, alerta. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele.

De acordo com pesquisas, os horários com maior emissão dos raios ultravioletas B estão entre às 10 horas e às 16 horas5. Então, respondendo à pergunta se “o sol do meio-dia faz bem”, sim, ele pode ser ótimo para a produção da vitamina D.