Em que grupo ocorre a ingestão de alimentos por fagocitose?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A fagocitose pode ser observada em alguns tipos celulares, tais como macrófagos, neutrófilos e protozoários. Nesse último grupo, a fagocitose representa a forma de alimentação desses organismos unicelulares, sendo, portanto, um processo essencial para a sua nutrição.

A fagocitose é um processo de absorção celular em que ocorre a ingestão de grandes partículas insolúveis, micro-organismos ou fragmentos celulares.

A fagocitose é um processo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.

A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.

A Fagocitose é o nome dado pelo processo o qual os protozoários realizam a sua alimentação. Também é realizada pelos leucócitos, ao encontrar materiais estranhos no organismo. Ela consiste no englobamento de partículas pela membrana celular (através dos pseudópodos), e trazida para dentro da célula.

A fagocitose tem início pela ligação dos receptores de superfície do fagócito ao patógeno, o qual, então, é internalizado em vesículas denominadas fagossomos. No interior do fagócito, o fagossomo funde-se a lisossomos, cujo conteúdo é liberado com a digestão e a eliminação do patógeno.

Os neutrófilos compreendem 50 a 70% de todos os leucócitos, e, são os principais fagócitos do organismo humano além de serem os primeiros ao situarem-se no local da lesão celular.

A fagocitose ocorre em duas fases, a primeira é o processo de ingestão, no qual a célula gastará bastante energia até carregar a partícula ao seu interior. A segunda é a digestão intracelular da partícula ingerida, aqui alguns microorganismos poderão ser destruídos.

A fagocitose se caracteriza pelo reconhecimento de organismos invasores e sua posterior destruição intracelular. Entre os protistas a fagocitose ocorre para que a célula adquira nutrientes, enquanto que nos organismos multicelulares a função desse evento evoluiu para defender o corpo contra partículas estranhas.

O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.

Essa organela é fundamental nos processos de fagocitose e pinocitose, em que a célula captura partículas através de projeções citoplasmáticas (pseudópodes) para sua nutrição ou para destruir possíveis agentes nocivos.

A fagocitose de células apoptóticas pelos macrófagos leva a produção de citocinas/mediadores que inibem os macrófagos. Portanto, o reconhecimento e fagocitose das células apoptóticas regula negativamente o processo inflamatório.

Na fagocitose, as partículas englobadas são grandes e sólidas e ocorre a formação de pseudópodes. Na pinocitose, as partículas englobadas são líquidas e não há formação de pseudópodes, mas sim de invaginações na membrana da célula.

Existem três tipos de endocitose: Fagocitose: absorção de partículas insolúveis; Pinocitose: absorção de líquidos ou moléculas dissolvidas; Endocitose mediada por receptor: tipo de pinocitose no qual a molécula a ser absorvida liga-se primeiramente a proteínas receptoras na membrana.

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções. Eles são produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem no sangue temporariamente.

Endocitose é um processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plasmática. Essas invaginações nada mais são que dobras na própria membrana para o interior da célula.

Produzidos na medula óssea a partir de células-tronco, são classificados em 3 tipos: natural killers (NK), linfócitos B e linfócitos T. Os do tipo NK fazem parte da defesa imediata do corpo: são células grandes que atuam principalmente contra células cancerígenas e infecções virais.

A fagocitose é um transporte ativo, pois o alimento atravessa a membrana com a ajuda de proteínas que carregam o alimento para o interior da ameba. III. Nos vertebrados, o processo de fagocitose é utilizado por algumas células de defesa, como por exemplo, alguns glóbulos brancos.

eucarióticos

Os protozoários são organismos que apresentam apenas uma célula, são eucarióticos e possuem nutrição heterotrófica.

Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.