Em que galáxia fica o sistema só?

Perguntado por: gmartins . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Via-Láctea

O sistema solar está situado em um braço espiral externo da nossa Galáxia, denominada Via-Láctea (Caminho de Leite). O termo planeta vem de errante, ou seja, aquele que não tem morada fixa, nômade.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas.

Nosso Sistema Solar não se encontra no centro da galáxia, mas em um dos seus braços; o centro, ou bojo galáctico, encontra-se na direção da constelação de Sagitário. Devido a essa localização, o buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia é chamado Sagittarius A*.

Se este planeta inteiro, o sistema solar e a galáxia não tiverem empogação suficiente para você, prepare-se para acelerar muito — cientistas descobriram que você precisa viajar a incríveis 1,9 milhão de km/h para sair da Via Láctea.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

No centro de cada galáxia do Universo existe um buraco negro supermassivo. Cerca de um bilhão de anos após o big-bang, as primeiras estrelas nasceram e se aglutinaram, formando um corpo em rotação sobre si mesmo.

A Via Láctea é considerada uma galáxia de tamanho médio, tem por volta de 100 mil anos-luz de diâmetro e um halo (estrutura esférica que envolve o disco) ao seu redor que se estende por 800 mil anos-luz de distância.

Exoplanetas são planetas que se encontram fora do Sistema Solar, em órbita de outras estrelas, ou seja, fazem parte de outros sistemas planetários. Até 2019, a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) já havia confirmado a existência de mais de 4000 exoplanetas e de pouco mais de 3000 sistemas planetários.

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda. É provavelmente a galáxia mais massiva do Grupo Local, com cerca de 1 trilhão de estrelas, enquanto a Via Láctea tem entre 200 e 400 bilhões.

UY Scuti

A maior estrela da Via Láctea é UY Scuti. Ela está localizada na constelação de Scutum e é estimada em cerca de 1.700 vezes maior que o nosso sol. UY Scuti também é uma das estrelas mais luminosas da nossa galáxia, emitindo mais de 300.000 vezes a quantidade de energia do Sol.

Planetas: são astros sem luz própria que giram ao redor de uma estrela. Os Planetas são divididos em rochosos e gasosos (formados de metano, hélio, hidrogênio e amônio).

a Via Láctea

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

Os astrônomos já descobriram outros sistemas planetários mais próximos do Sistema Solar, como Proxima Centauri e Wolf359, localizados a 4,2 e 7,9 anos-luz de distância, respectivamente. Mas eles não são tão "compactos" quanto o GJ887.

O novo estudo revela o poder impressionante dos buracos negros gigantes, que têm capacidade de roubar de galáxias imensas todos os gases necessários para a formação de novas estrelas.

100 mil anos

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.