Em que estado do Brasil tem um vulcão extinto?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Como exemplo de recente vulcanismo no Brasil, o geólogo Marcel Besser citou a Ilha de Trindade, localizada a 1.200 km do litoral do Espírito Santo. O extinto Vulcão Paredão, segundo Besser, tem uma idade estimada em 200 mil anos — ou até menos.

Quem observa a paisagem montanhosa do Sudeste brasileiro não tem como desconfiar de que nessa região, há cerca de 600 milhões de anos, havia uma longa e alta cadeia de vulcões ativos.

Conhecido como o Farol das Américas pela constante atividade vulcânica, El Salvador tem mais de 700 vulcões espalhados pelo país.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade. E tudo isso aconteceu, na verdade, por conta de um 'acidente'.

Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil. No entanto, na era Mesozoica, há cerca de 200 milhões de anos, historiadores afirmam possíveis manifestações vulcânicas nas regiões sul e sudeste do Brasil, originando formações rochosas do tipo basáltico.

Alguns vulcões ativos da atualidade
Ocupa a Ilha Grande no arquipélago do Havaí.

Angicos (Brasil) - Vários historiadores e investigadores afirmam que o pico do Cabuji, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto que os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia.

No sul do Pará, entre os rios Tapajós e Jamanxim, dois morros discretos escondem dois dos mais antigos vulcões do mundo, formados há quase 1,9 bilhão de anos, quando a Terra tinha pouco mais da metade da idade atual.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

Esse vulcão era enorme, com cerca de 40 km de diâmetro. Por ser tão grande, se formou uma grande caldeira, com vários vulcões pequenos borbulhando dentro dela. Isso aconteceu durante milhares de anos”, explica a gestora ambiental, Alice de Abreu, uma das participantes do programa do SENAR.

A quantidade é desconhecida
A estimativa é que nos últimos 10 mil anos tenham existido entre 1300 e 1500 vulcões ativos, sem contar os submarinos.

O meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos Nascimento, explanou que a ocorrência de tsunamis tem relação com o deslocamento de placas tectônicas e informou que não há condições propícias para o fenômeno, caso ocorra, atinja Salvador.

O vilarejo de Aogashima repousa na caldeira de um vulcão que entrou em erupção pela última vez há menos de 300 anos. Localizado a 320 km de Tóquio, capital do Japão, a paisagem do vilarejo de Aogashima, com cerca de 170 habitantes, seria o sonho de qualquer corretor imobiliário.

O Mauna Loa — o maior vulcão ativo do mundo — está em erupção no Havaí pela primeira vez desde 1984. A lava está fluindo pela lateral do vulcão a uma temperatura de 1.000°C, mas especialistas dizem que isso ainda não é uma grande ameaça para os moradores locais.

De lá vazou lava que cobriu uma área de 1,2 milhão de km2. Então, essa história de um vulcão em São Paulo é verdade, e como vimos há estudos que comprovam isso.

A Ilha de Trindade é um cone vulcânico, dos quais 587 metros estão para fora do mar e 5 mil metros estão submersos. Surgida há cerca de três milhões de anos, ela fica no extremo leste de uma cordilheira de montanhas submarinas denominada Cadeia Vitória-Trindade (CVT).

Atualmente, a cidade é patrimônio histórico da humanidade, nomeada pela UNESCO em 1997. Hoje é um importante centro turístico da Itália, recebendo mais de 2 milhões de visitantes todos os anos.