Em que época do ano a macieira floresce?

Perguntado por: omello . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

A florada da maçã ocorre no segundo semestre. Geralmente, as podas são entre setembro e outubro. Com pequenas variações, devido às oscilações do clima a cada ano. Na época da colheita, o espetáculo também é bonito de se ver.

No Brasil, a safra da maçã inicia-se no final de dezembro, nas regiões mais quentes, com a colheita das cultivares de baixo requerimento de frio; e se estende até o início de maio, nas regiões mais frias, com a colheita das cultivares de alto requerimento de frio.

Normalmente, as macieiras começam a dar fruto ao fim de 3 a 5 anos e atinge a maior produtividade entre os 10 e os 20 anos podendo continuar a frutificar até aos 50 anos de idade.

Floração ou época de floração é a designação dada ao período do ano, ou à estação do ano, que é geralmente a primavera, em que desabrocham as flores de determinada espécie ou grupo de espécies de plantas, estando então a planta em flor.

As macieiras são podadas quando estão em dormência, mas pelo menos algumas semanas após a última geada (de fevereiro a abril na maioria dos casos). Não devemos podar quando as folhas se desenvolvem (os brotos são excluídos – podemos remover os brotos assim que os vemos).

O plantio das macieiras é feito por sementes, enxertia ou mudas. Para o primeiro caso, elas precisam ser preparadas a frio, para que saiam do período de dormência. Além disso, levam pelo menos 5 anos para começar a produzir os primeiros frutos.

Ao fim de 3 a 5 anos a macieira dá frutos e atinge a sua máxima produtividade entre os 10 e os 30 anos podendo continuar a dar frutos até aos 50 anos de idade.

A macieira deve ser plantada em terras altas e de clima temperado, porém há variedades que suportam o clima frio ou até mesmo climas mais quentes. Acomoda-se em muitos solos, mas prefere os sílico-argilosos e argilo-silicosos, profundos, suficientemente providos de humo, férteis, com subsolo permeável.

As macieiras precisam de abelhas em uma grande porcentagem para polinizar e produzir frutos. Em fazendas comerciais de maçã, encontrou-se um benefício, ou até mesmo uma necessidade, em colocar 3 colmeias que cada 2,5 acres (ou 1 hectare) de pomar.

Bananeira: ano todo; Limão Cravo.

Macieiras com crescimento em vasos requerem rega regular. Geralmente, você deve regar mais abundantemente durante a formação de botões florais na primavera e verão. Reduza a rega no inverno. Regue profundamente para promover o crescimento de raízes saudáveis, mas nunca deixe encharcado o solo.

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.

A macieira produz flores hermafroditas, ou seja, que possuem os órgãos reprodutores masculinos e femininos. A coloração é branca ou rosada.

Para produzir no calor, macieira precisa ser 'estressada'
Por ser uma planta adaptada a climas temperados, como o europeu, a maçã precisa passar por 400 horas de temperaturas de inverno --de cerca de 7,2°C-- para se desenvolver normalmente.

Algumas têm um ciclo de produção de dois a três meses e outras têm ciclos mais longos, de mais de um ano.

Uma solução eficaz é aplicar fertilizantes minerais mistos, à base de aminoácidos, com teores equilibrados de CaB (cálcio e boro) e com ação bioestimulante. Esses aminoácidos são fortes carreadores de nutrientes e fornecem energia e elementos fundamentais na fase reprodutiva da planta.

Geralmente, as espécies florescem entre uma e três vezes ao ano. Dessa forma, caso você queira um jardim colorido o tempo todo preste muita atenção na seleção. “Quando projetamos um jardim, é legal ter plantas que florescem em diferentes estações para sempre ter alguma delas com flor”, destaca Ricardo.

A poda pode ser realizada em duas épocas, no inverno e no verão. A poda de inverno ou poda em seco é recomendada para frutíferas que perdem as folhas, chamadas de caducifólias, deve ser realizada desde o início do inverno até o fim da estação, período em que coincide com a dormência da macieira.