Em que época Çatal Hüyük teve mais habitantes?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Em seu auge, há cerca de 8.500 anos, Çatalhöyük abrigava uma população estimada de 3,5 mil a 8 mil habitantes. Esse assentamento agrícola do período Neolítico, localizado a 40 quilômetros ao sudeste de Konya, na Turquia, era uma comunidade extraordinariamente grande para a época.

A cidade parece ter tido uma vida religiosa e simbólica muito rica. Imagem: Google. Mas o motivo principal é, porventura, o facto de Çatal Hüyük ser uma das cidades mais antigas do mundo, datando de cerca de 7.000 AC, em pleno período do Neolítico.

Os primeiros assentamentos humanos surgiram na Mesopotâmia, por volta de 10.000 a.C. Isso aconteceu no processo de sedentarização dos seres humanos, que, pouco a pouco, foram abandonando o nomadismo e fixando-se em um local para sobreviver da agricultura e da criação de animais.

A cidade mais antiga do mundo
Catal Hüyük (Anatólia Central, Turquia) é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Oriente Médio, com uma ocupação que remonta a 9000 anos.

Skara Brae já foi uma aldeia pré-histórica, que data do período neolítico, entre 3.100 e 2.500 a.C. No local havia um povoado que vivia da pesca e da agricultura. O local foi descoberto, restaurado e agora está aberta à visitação pública.

A cidade de Çatal e as cidades do Egito antigo possuem algumas diferenças, sendo elas o fato de que nas cidades do Egito haviam ruas estreitas entre as residências já em Çatal não haviam ruas, o trânsito era feito por cima das casas e a religião, que no Egito era politeísta e em Çatal monoteísta.

Jericó

A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

O sítio arqueológico, que está sendo escavado por arqueólogos alemães e turcos, foi construído por caçadores-coletores no décimo milénio a.C., antes do advento da sedentarização.

No topo de um planalto de calcário perto de Urfa chamado Göbekli Tepe, que em turco significa "monte com barriga", Schmidt encontrou mais de 20 cercados circulares de pedra.

Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Jericó é descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para a habitação humana. Na tradição judaico-cristã, ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.

A descoberta e o controle do fogo marcaram a transição do Paleolítico para o Neolítico. Logo após o período em que os primeiros grupos humanos se adaptaram ao ambiente em busca da sobrevivência, o uso do fogo aperfeiçoou as ações desses grupos.

O período Neolítico se estendeu de 10.000 a.C. até cerca de 3.000 a.C. e foi um dos períodos da Pré-História. No Neolítico, o ser humano passou a utilizar ferramentas produzidas de pedra polida. Um dos grandes avanços desse período foi a Revolução Neolítica, que permitiu a sedentarização.

Cronologicamente, a periodização é a seguinte: Paleolítico: de 2,6 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. Mesolítico: entre 13.000 a.C. e 9000 a.C. Neolítico: entre 10.000 a.C. e 3000 a.C.

Na confluência do ribeirão Guarda-Mor com o rio Guareí, em terras de propriedade de Elias Ayres do Amaral, os prussianos Philippe Jacob, João Momberg, Henrique Wietes e Gaspar Estanagel se instalaram, em 1827, com intenção de formar um povoado.

Turquia

Çatal Huyuk é uma das primeiras vilas de que se tem notícia. Com cerca de 5500 habitantes, esse assentamento neolítico situa-se na atual Turquia e data de cerca de 6700 aC. As casas, de um só cômodo, são construídas com tijolos crus.

Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia.

Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las.

Os historiadores acreditam que Skara Brae tem cerca de 5.000 anos de idade, o que significa que já havia uma comunidade no local antes da construção das pirâmides. O sítio arqueológico foi descoberto em 1850, quando uma tempestade revelou as ruínas da aldeia ocultadas pelas dunas de areia costeiras.